2021-11-06

Meditação e Espiritualidade: Referências para Estudo e Pesquisa

Apresentamos a seguir uma pequena seleção dos recursos audiovisuais, das referências bibliográficas e dos sites recomendados para consulta. Todo este material foi organizado tendo-se em conta a seguinte espinha dorsal, que estrutura esta disciplina segundo três metáforas e três mantras principais: (1) a metáfora dos dois pássaros; (2) a metáfora do cisne; (3) a metáfora da quadriga; (4) o mantra AUM (OM); (5) o mantra Haṃsa; e (6) o mantra OM NAMO NĀRĀYAṆĀYA.


I. SELEÇÃO DE VÍDEOS PARA ESTUDOS INTRODUTÓRIOS
E/OU APROFUNDAMENTO

1. O que é meditação segundo a Bhagavad Gītā?

Os três vídeos abaixo ilustram como realizar a meditação do coração, de que trata a Bhagavad Gītā. A marca característica (lakṣaṇa) dos praticantes das formas superiores de meditação (veja aqui) é a capacidade que desenvolvem de agir de forma amorosa e altruísta, em conformidade com a consciência da verdade e da justiça, expressões da lei sintrópica universal (Ṛta). A meditação nos emancipa da sujeição à nossa materialidade instintiva e promove o desenvolvimento do altruísmo, característico da consciência espiritual.

O que é meditação segundo a Bhagavad Gītā?



Aprendendo a Meditar no Coração


Prática guiada de meditação do coração com Rubens Turci
O vídeo ilustra uma atividade síncrona, realizada no período da pandemia, da disciplina "CMT 014 - Oficina de Estudos: A Arte e a Ciência da Meditação", oferecida no CCMN da UFRJ.


2. O altruísmo biológico (vídeo do Prof. Antônio Donato Nobre)
 Desde a revolução ecológica dos anos sessenta, vários esforços têm sido feitos, em conformidade com a emergente Filosofia do Coração, para equacionar cientificamente o altruísmo biológico, fundamento da ecologia profunda de Arne Naess e do ser social de Humberto Maturana. O altruísmo biológico nos leva a dar primazia àquilo que se acredita ser o melhor e mais justo (śreyas) em vez daquilo que nos aparece como o mais prazeroso (preyas). Ele estimula a renúncia às ações egoístas, manchadas pelo interesse próprio e que não levam em conta as leis do universo. Experimentos recentes de distintas áreas da ciência, como mostra o documentário Altruism Revolution (2015) (veja aqui), têm aproximado o altruísmo biológico do altruísmo humano, revelando como este pode ser cultivado e desenvolvido por meio da  meditação. Assim como temos consciência de que as formigas e as abelhas operam sob a jurisdição de uma consciência coletiva, com a meditação tomamos consciência de que também operamos sob o campo de influência de uma consciência maior e universal. Desenvolvemos, deste modo, a capacidade de trabalhar em sintonia com a lei sintrópica (Ṛta) emanada desta consciência (Ātman), que zela pelo bem estar universal. O Prof. Antônio Donato Nobre resume esta lei universal em vários dos seus vídeos, por exemplo, no vídeo abaixo, entre os minutos 22:20 e 24:51, onde afirma:
Nós temos, aproximadamente, 37 trilhões de células individuais no nosso corpo (...)  Esse cosmos, essa galáxia de sistemas celulares ambulante, que é o corpo humano, funciona de uma maneira colaborativa absoluta. É absoluta porque se alguma célula do corpo resolver não colaborar mais, tem um nome, é um foco da área de medicina chamada oncologia, porque é um tumor. Cada célula eucariótica do nosso corpo tem genoma completo (...) Se alguma delas, por alguma razão, se danificou e ela ficou egoísta e quer crescer e se multiplicar, as células do sistema imune, os linfócitos, são polícias anti-egoísmo. Eles (os linfócitos) vão lá e viram uma chavinha nessa célula, que comete suicídio, que é a apoptose. É assim que funciona o sistema natural. O sistema natural, a seleção natural mais poderosa é esta do sistema imune. Tolerância zero com o egoísmo. Não pode ter egoísmo no sistema natural porque ele degrada o sistema. Ele é entrópico, não é sintrópico. E no nosso sistema o que a gente tem? A gente tem prêmio para os egoístas! Vivemos em uma sociedade completamente tumoral!


3. Seleção de vídeos de diferentes escolas
 
A Ciência da Meditação - Instituto Visão Futuro

O vídeo a seguir (veja no YouTube), aqui dividido em duas partes, foi desenvolvido pela Dra. Susan Andrews e a sua equipe, do Instituto Visão Futuro. Ele introduz a ciência milenar da meditação relacionando-a com os conhecimentos da ciência moderna. Aqui ele é apresentado em duas partes:

A Ciência da Meditação (A)

A Ciência da Meditação (B)



“Doing Time, Doing Vipassanā” – Cumprindo Pena, Realizando Vipassanā 
O vídeo abaixo (veja aqui) ilustra os princípios da meditação budista conhecida como vipassanā. Vipassanā ficou mundialmente conhecida a partir da década de 1990, quando o documentário televisivo “Doing Time, Doing Vipassanā” – Cumprindo Pena, Realizando Vipassanā chegou aos EUA, que adotaram a técnica em suas prisões. Vipassanā mudou o comportamento de muitos presos. Recentemente, foi lançado no Brasil o documentário ILHA DE SILÊNCIO, da Dipa Audiovisual, que apresenta uma experiência nestes mesmos moldes de Doing Time, Doing Vipassanā, com dezoito detentos de um presídio de segurança máxima em Potim, São Paulo.


"A Arte de Meditar": o ponto de vista do budismo tibetano, com o monge Mattieu Ricard


O que é a meditação: uma visão preliminar



Curso de Mindfulness com Damien Desnos



Mindfulness: Meditação e Consciência
(O vídeo trata da meditação ou da concentração? Onde entra o coração nesta prática?)




O que é Mindfulness, com o Prof. Michael Stone



Monja Coen e a Plenitude da Transitoriedade: 
"Nada jamais se repete; tudo acontece uma única vez."



Zazen, com a Monja Coen


Curso de Meditação segundo os Yoga Sūtra de Patanjali, com o Prof. Roberto Martins


Meditação como o estado de testemunha do contínuo fluxo da consciência, segundo Osho


Desmistificando a meditação, com Joe Dispenza


Uma reflexão do poeta místico Kabir
sobre a natureza de Deus



II. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS ONLINE

Referências Bibliográficas 

Bhagavad Gita – Canção do Divino Mestre. Trad. de Rogério Duarte c/Nota Introdutória de Caetano Veloso. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Bhagavad Gita – A Mensagem do Mestre. Trad. de Francisco Valdomiro Lorenz, 22a edição. São Paulo: Editora Pensamento, 2007.
The Bhavavad Gita. Tr. Sargeant, W. Garden City: Doubleday & Company, 1979.
The Mahabharata. 18 vols. Tr. Kisari Mohan Ganguli. Ed. Protap Chandra Roy. Calcutta: Bhàrata Press, 1883-96.

Arias, J.F. et all.  "Efectos de un programa de entrenamiento en conciencia plena (mindfulness) en el estado emocional de estudiantes universitarios". Educación, 2010. V.19. p.31-52.
Bishop, S.R. et al. "Mindfulness: A Proposed Operational Definition." Clinical Psychology Science and Practice 9(3), 2003. p.76-80.
Campayo, J.G. La práctica del “estar atento” (mindfulness) em medicina. Impaacto en pacientes y professionales. Atenc Prim. (2008); 40 (7): 363-6.
Campos, ÁthilaPrimeiros Passos em Mindfulness. Issuu ebook, 2015.
Demarzo, M. M. P. Meditação aplicada à saúde. Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade.(2011); 6 (1), 1-18.
Garcia-Campayo, J. (Org.) et alA Ciência da Compaixão. Palas Athena, 2018.
Garcia-Campayo, J. (Org.) et alBienestar Emocional y Mindfulness en la Educación. 1. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2017. v. 1.
Garcia-Campayo, J. (Org.) et alMindfulnesse e Ciência. Palas Athena, 2016.
Garcia-Campayo, J.. e Demarzo, MarceloManual Prático MINDFULNESS: Curiosidade e Aceitação. Palas Athena, 2015.
Gaspar, VascoA (R)evolução Mindful – 5 razöes porque o Mindfulness é a nossa maior esperança para a mudança social e organizacional. (2015)
Germer, K. et alMindfulness and Psychotherapy. New York, Guilford Press, 2005.
Kabat-Zinn, JWherever you go, there you are: Mindfulness meditation in everyday life. New York: Hyperion, 1994.
Kabat-Zinn, J. "Mindfulness-based stress reduction (MBSR)". Construct Hum Sci. 2003; 8: p. 73-107.
Tang, Y.Y. et al. "The neuroscience of mindfulness meditation". Nature Reviews Neuroscience. 2015;16(4):p.1-13.
Turci, Rubens. "The Yoga of the Bhagavad Gita: Spirituality, Meditation, and the Rise of a New Scientific Paradigm". In Handbook of Research on Evidence-Based Perspectives on the Psychophysiology of Yoga and Its Applications, pp. 85-102. IGI Global, 2021.
Turci, Rubens. "A Fenomenologia da Consciência do Śuddha Yoga: ciência, espiritualidade, meditação e o surgimento de um novo paradigma". O Estudo da Consciência - Inovação Pessoal e Redes Sociais, pp. 155-181. Ed. Ciência Moderna, 2020.
Turci, Rubens. “Śraddhā in the Bhagavad Gītā: an Investigation on the primeval expressions of the contemporary paradigm on heart-philosophy. International Journal of Dharma Studies (2015) 3:2, doi:10.1186/s40613-015-0013-5.
Turci, Rubens. “Uma Visão Polifônica sobre a Gênese da Ciência do Sagrado na Bhagavad Gita”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 14, n.2 (2011), 247-60.
Turci, Rubens. "A Bhagavad Gita e a India Moderna: Um Caso de Shraddhá". In: Brasil, Índia, África do Sul: emergência do Sul global (Alexander Zhebit (org.) Rio de Janeiro: Gramma (2010), 13-28.
Turci, Rubens. ““Shraddhá” quaerens intellectum: A certeza interior como pressuposto para o conhecimento”. Anais do Scientiarum Historia II – Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências – UFRJ / HCTE & Universidade de Aveiro (2009), 823-9.
Turci, Rubens. “Um Breve Discurso Acerca da História da Interpretação da Bhagavad Gita”. Intersignos. Vol. I no 1 (2008), 29-42.
Turci, Rubens. “A Experiência Paradigmática de Vyasa ou O Vigor da Comunicação e o Domínio do Processo de Formação da Vontade como parte da Experiência de Construção de uma Mídia Não-violenta.” Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (2007).

Artigos e livros de divulgação
  1. Meditação, medo e simplicidade – entrevista de junho/2018 com o monge nepalês do budismo tibetano Yongey Mingyur Rinpoche
  2. Mindful walking: atividade que relaxa e traz bem-estar
  3. A technique from the Desert Fathers to control our negative thoughts
  4. Meditação Cristã e a Técnica dos Padres do Deserto para Controlar  Pensamentos Negativos 
  5. Meditação Católica
  6. A meditação judaica
  7. Conheça uma micro-prática de Mindfulness para a Inteligência Emocional
  8. Estágios de Pratyāhāra
  9. How meditation impacts the way we learn
  10. Meditação é o mesmo que “relaxamento”?
  11. Meditação para aquietar a mente e aumentar o foco
  12. Meditação segundo a tradição dos Mestres Ascencionados
  13. MINDFULNESS (ATENÇÃO PLENA)
  14. Mindfulness para iniciantes
  15. No Canadá, policiais são obrigados a fazer meditação antes de ir às ruas
  16. Por que policiais e militares estão praticando mindfulness?
  17. Os mistérios relacionados à ciência do coração
  18. Cérebro e coração
  19. Programa de uma oficina sobre meditação segundo o olhar da Antroposofia
  20. Primeiros Passos em Mindfulness. Ebook de Áthila Campos (2015).
Vídeos e Podcasts
  1.  A Bhagavad Gītā - vídeos do grupo de leitura e estudos, de Rubens Turci
  2. Reflexões sobre a Bhagavad Gītā (clips de 1 minuto sobre cada capítulo
  3. A Bhagavad Gītā - Podcast do jornal o Estado de São Paulo, com Rubens Turci
  4. A Bhagavad Gītā - Em Busca da Verdade - Ep.98 - Rubens Turci
  5. A collection of TED Talks on the topic of Meditation
  6. A Meditação Minuto
  7. A História de Buda, do nascimento à morte
  8. A vida do Senhor Buda
  9. Aprendendo a lidar com Pânico e Ansiedade (I) -- depoimento pessoal de Mingyur Rinpoche sobre o poder da meditação.
  10. Aprendendo a lidar com Pânico e Ansiedade (II) -- depoimento pessoal de Mingyur Rinpoche sobre o poder da meditação.
  11. Como permanecer no momento presente? -- vídeo legendado com Ajahn Brahm.
  12. Depoimento de Chico Xavier sobre o amor
  13. Depoimento de Divaldo Franco sobre o amor
  14. Eckart Tolle: o Despertar Espiritual
  15. Eckhart Tolle: tomando consciência do díálogo interior.
  16. Frithjof Schuon on Prayer and Meditation
  17. Inner Worlds, Outer Worlds - Part 1 - Akasha (A film by Daniel Schmidt)
  18. Meditação segundo Lama Padma Samten
  19. O TAO
  20. Osho e a meditação
  21. Princípios de Contemplação Mariana ou Meditação Cristã segundo a Patrística. Serie de quatro podcasts sobre a conversão dos nossos pensamentos e atos para que a nossa consciência compreenda as dificuldades da vida como graça divina e convirja para o Cristo, conforme propunham Santo Antão (251 - 356) e, mais tarde, São Bento (c. 480 - c. 547)
  22. Rupert Spira explica o estado de "testemunha" que caracteriza a prática de meditação.
  23. Rupert Spira fala o fenômeno da consciência e seus objetos.
  24. Rupert Spira: "A mais elevada Meditação"
  25. Técnicas para silenciar a mente -- vídeo legendado com Ajahn Brahm, o monge representante da escola Theravada de budismo e autor de Kindfulness, livro onde explora a meditação Mindfulness a partir do sentido e da importância de ser gentil e amoroso ("kind").
  26. TED com Matthieu Ricard sobre os hábitos que promovem a felicidade
  27. Vamos meditar? -- vídeo com os discípulos de Sri Vajera, o introdutor das práticas de meditação na América Latina nos idos de 1920.
  28. Walter Franco, autor, muito provavelmente, do primeiro e um dos mais importantes mantras em língua portuguesa.
Sites
  1. Center for Mindfulness
  2. Comunidade Mundial para a Meditação Cristã
  3. Cursos de Meditação com Pedro Tornaghi
  4. Cursos de Meditação Vipassana
  5. Dhyana or Meditation
  6. Shri Yoga Devi: site de Yoga e Meditação
  7. Meditação com Amanda Dreher
  8. Meditação Transcendental
  9. Programa de Formação de Docentes em Mindfulness
  10. Vipassana Meditation
  11. Vipassana Meditation Course For Business Executives
  12. Chandra Mukha Swami - Mestre de Bhakti Yoga
  13. Mindfulness UERJ
Filmes e Documentários

O Poder do Mito (2006). Entrevista com Joseph Campbell (2 DVDs).
Mahabharat (2013). Remake da série de mesmo nome de 1988. Produzido pela Star Plus (56 DVDs).
Mahabharat (1988/2002). Produzido e dirigido por B. R. Chopra & Ravi Chopra. Série em 16 DVDs com legendas em espanhol, francês e inglês.
The Mahabharata (1985). Direção de Peter Brook. Baseado na peça de mesmo nome, com 9h de duração, também dirigida por Peter Brook e que ficou em cartaz de 1985 até 1989.
Encontros com Homens Notáveis (1979). Direção de Peter Brook. Baseado na autobiografia de G. I. Gurdjieff (1963), descreve as suas experiências, vividas no início do século XX. 

Rio de Janeiro, 06.11.21
(Atualizado em 05.04.23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário