No silêncio de cada dia que amanhece, concentrados no Ājñā Chakra, o ponto de encontro de Iḍā e Piṅgala, onde termina a dualidade, devemos meditar no Ser Imutável (Ātman) e na sua energia sintrópica (Brahma-Śākti), personificada como a deidade Śraddhā, símbolo do fogo do coração e do poder do amor em ação. Por meio de śraddhā, a energia divina em nós, forjamos uma vontade altruísta, capaz de nos conduzir à verdade e à vitória sobre as nossas paixões inferiores.
(Concentrado no Ājñā Chakra, o ponto de encontro de Iḍā e Piṅgala)
Om Namo Nārāyaṇāya
Ao pronunciar o Gītā Mantra, devemos imaginar que estamos em estado de
rendição ao Espírito Cósmico, Nārāyaṇa, que, a um só tempo, habita
dentro (Nirguṇa Dhyāna) e fora (Saguṇa Dhyāna) de nós,
compenetrando e transcendendo (Śuddha Dhyāna)
o Universo Infinito.
O Gītā Mantra "Om Namo Nārāyaṇāya" conota os três níveis da ciência da meditação (Saguṇa, Nirguṇa e Śuddha) de que trata a Bhagavad Gitā, onde Arjuna e Krishna representam, respectivamente, o par Nara-Nārāyaṇa, os dois pássaros da metáfora védica, unificados no cisne Haṃsa.
(Concentrado no Ājñā Chakra, o ponto de encontro de Iḍā e Piṅgala)
OṂ haṃsas so'haṃ yogeśvarīṃ hrīṃ svāhā
OṂ eu sou o Eu Sou, saudações à mãe divina, Śrī Yoga Devī
O Svatantra Mantra rende graças (svāhā) à deidade Śraddhā, a Nossa Senhora do Yoga (Yogeśvarī), conhecida como Śrī Yoga Devī, de forma exclamativa, com um ardente viva (hrīm), como forma de reconhecimento e agradecimento pela revelação, em nossa própria respiração, da identidade do Ser (Haṃsa) e de nós mesmos (so'haṃ).
(Concentrado no Ājñā Chakra, o ponto de encontro de Iḍā e Piṅgala)
Haṃ-so-haṃ-so-haṃ-so-haṃ-so-haṃ-so-haṃ-so-haṃ. . .
Meditemos por alguns minutos, com os olhos suavemente fechados,
auscultando a nossa respiração e nos lembrando de que
a consciência deste mantra nos possibilita viver
a vida toda em estado de meditação . . .
OṂ OṂ OṂ
Inspiro (haṃ-) paz e harmonia (Brahma Śakti), expiro (so-) amor (Śraddhā)
Quando inspiro, sinto a presença do Ātman no meu coração;
quando expiro, sinto o meu coração no Paramātman. . .
Haṃ-so-haṃ. . .
OṂ eu sou o fogo ardente do coração
Haṃ-so-haṃ. . .
OṂ eu sou a presença da paz e do amor em ação
Haṃ-so-haṃ. . .
OṂ todo ressentimento transformo em compaixão e compreensão
Haṃ-so-haṃ-so-haṃ. . .
OṂ tudo é sagrado; tudo é de natureza sagrada; tudo é necessário
O Dhyāna Mantra Haṃsa nos traz a consciência de que o estado de meditação permanece latente em cada minúscula respiração. Despertamos a consciência de que esta prática permanece conosco o dia todo quando aprendemos a reservar alguns minutos do nosso dia a meditar, com os olhos suavemente fechados, em silêncio e em postura de prece, no alento vital que nos unifica ao cosmos.
*
***
OṂ OṂ OṂ
OṂ TAT SAT
Namastê! Namastê! Namastê!
SUMÁRIO GERAL: A Arte e a Ciência da Meditação segundo a Bhagavad Gītā
F I M
Rio de Janeiro, 12.06.22.
(Atualizado em 14.07.24)
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