2017-06-02

Sūtras do Coração: uma coletânea de aforismos dos grandes sábios e filósofos de todos os tempos

Sūtras do Coração: 175 aforismos dos grandes sábios e filósofos
A seleção de sūtras (aforismos) dos grandes sábios, filósofos, poetas e ativistas apresentada a seguir inspira-se nos ślokas (versos) da Bhagavad Gītā onde se estrutura, poeticamente, a filosofia sintrópica. A sequência adotada visa estimular no leitor, naturalmente, a atenção plena e a sintonia fina com o sentido de sagrado que caracteriza todas as práticas contemplativas. Ela foi originalmente estabelecida com 175 aforismos, durante o período de pesquisa da tese Śraddhā in the Bhagavad Gītā.

A filosofia, quando toca o mistério e alcança o coração, tem crédito. W.C. Smith destaca que o termo latino ‘credere’, que se traduz por ‘creed’ em Inglês e ‘credo’ em Português, pode ser derivado, etimologicamente, do termo Sânscrito ‘śrad-dhā’, por meio da primitiva raiz Indo-européia ‘kred-dhe’, onde o sentido metafórico de ‘fazer de coração’ já está presente (1979, n.35, 223). Smith mostra este sentido de śraddhā, que expressa a dimensão da subjetividade na experiência humana, com a ajuda da seguinte passagem bíblica, apresentada em uma nota de rodapé do seu seminal Faith and Belief (Princeton: Princeton University Press, 1979): “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mateus 6:21 e Lucas 12:34)”

Śraddhā, conforme já vimos em textos anteriores, representa um parâmetro universal para se avaliar todas as esferas do saber e da práxis humana. Não se refere a nenhuma classe de ações em particular, mas à atitude interna do praticante (veja aqui). A sequência apresentada a seguir pretende capturar precisamente esse caráter paradigmático de śraddhā, que valida o sentido de verdade e de sagrado do conjunto da experiência humana.


Rio de Janeiro, 02 de junho de 2017.
(Atualizado em 12.09.18)

S Ū T R A S    D O   C O R A Ç Ã O
uma coletânea de aforismos dos grandes sábios e filósofos

1. Não diga pouco em muitas palavras, mas muito em poucas. (Pitágoras)

2. O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio. (Gandhi)

3. Se for sair do silêncio, diga coisas que valham mais que o silêncio. (Pitágoras)

4. O homem é um animal metafísico. (Schopenhauer)

5. A consciência é a presença de Deus nos homens. (S. Chamfort)

6. Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus. (Gandhi)

7. É justo que Deus, tão puro, se revele apenas aos que purificaram o seu coração. (Pascal)

8. O coração tem razões que a própria razão desconhece. Sente-se isso em mil coisas. É o coração que sente Deus [o sagrado], não a razão. Aí está o que é a fé autêntica [śraddhā]: o sentimento de Deus [sagrado] no coração (Le cœur a ses raisons, que la raison ne connaît point. On le sent en mille choses. C'est le cœur qui sent Dieu, et non la raison. Voilà ce que c'est que la foi parfaite, Dieu sensible au cœur.) (Pascal)

9. A paz do coração é o paraíso dos homens. (Platão)

10. O homem é a medida de todas as coisas. (Protágoras)

11. O homem tem de andar às apalpadelas; não sabe de onde veio nem para onde vai, conhece pouco do mundo e menos ainda de si mesmo. (Goethe)

12. Como se pode conhecer a si mesmo? Não por meio da mera contemplação, mas por meio da ação. (Goethe)

13. Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer. (Goethe)

14. Sou velho de mais para censurar, mas suficientemente jovem para agir. (Goethe)

15. Saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem. (Confúcio)

16. A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras. (Aristóteles)

17. É a esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino como coragem. (Platão)

18. Coragem é a resistência ao medo, o controle do medo, e não a ausência do medo. (Mark Twain)

19. Quem perde seus bens perde muito; quem perde um amigo perde mais; mas quem perde a coragem perde tudo. (Miguel de Cervantes)

20. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. (João Guimarães Rosa)

21. A coragem nunca foi questão de músculos. Ela é uma questão de coração. O músculo mais duro treme diante de um medo imaginário. Foi o coração que pôs o músculo a tremer. (Gandhi)

22. Só se tem medo quando não se está de acordo consigo mesmo. (Herman Hesse)

23. Não se pode não ter medo quando se inspira o medo. (Epicuro)

24. O medo ainda tem alguma utilidade, mas a covardia não. (Gandhi)

25. Um covarde é incapaz de demonstrar amor. Isso é privilégio dos corajosos. (Gandhi)

26. Ser profundamente amado nos dá força; amar profundamente nos dá coragem. (Lao-Tse)

27. Deus, concedei-me SERENIDADE para aceitar as coisas que não posso mudar, CORAGEM para mudar as que posso e SABEDORIA para distinguir entre umas e outras. (Reinhold Niebuhr)

28. O curso de ação mais seguro é aquele em que nunca se age contra a consciência. Com esse segredo, pode-se desfrutar da vida sem temer a morte. (Voltaire)

29. Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte. (Leonardo da Vinci)

30. Podemos facilmente desculpar uma criança que tenha medo do escuro; a verdadeira tragédia desta vida são os homens que têm medo da luz. (Platão)

31. A principal tarefa na vida de um homem é a de dar nascimento a si próprio. (Erich Fromm)

32. Quem tem uma batalha mais difícil do que aquele que se esforça para vencer a si mesmo? (Tomás de Kempis)

33. Não é livre aquele que não obteve domínio sobre si próprio. (Pitágoras)

34. Genialidade é esforço. (Goethe)

35. Somos todos campos de batalha nos quais se digladiam deuses. (Paul Valéry)

36. O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha. (Thomas Carlyle)

37. Nenhuma batalha jamais foi ganha sem o poder do entusiasmo. (John Lord O'Brian)

38. As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objetivo. (Goethe)

39. Ao se esforçar em realizar o impossível o homem sempre alcança o que é possível. (Mikhail Bakunin)

40. Conhece-te a ti mesmo e vencerás todas as batalhas. (Lao Tse)

41. Para conhecer a si mesmo, pense por si mesmo. (Sócrates)

42. Crê em ti mesmo; o coração vibra sempre ao som desta corda. (Emerson)

43. Confiança em si é o primeiro segredo do sucesso. (Emerson)

44. O homem morre a primeira vez quando perde o entusiasmo. (Balzac)

45. Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso. (Emerson)

46. A alegria não está nas coisas, está em nós. (Goethe)

47. A saúde é a maior riqueza; contentamento, o maior tesouro; e a convicção interior e o entusiasmo, os nossos maiores aliados. (Lao Tse)

48. A delicadeza em palavras desenvolve a confiança; essa postura amorosa em pensamento nos dá profundidade; e quando empregada em toda a ação, faz germinar o amor. (Lao Tse)

49. Amor como pensamento é Verdade. Amor como ação é Retidão. Amor como sentimento é Paz. E Amor como compreensão é Não-Violência. (Sai Baba)

50. Eu procuro as notas que se amam. (Mozart)

51. A poesia aproxima-se mais da essência da verdade que a história. (Platão)

52. A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. (Leonardo da Vinci)

53. O objetivo mais alto do artista consiste em exprimir na fisionomia e nos movimentos do corpo as paixões da alma. (Leonardo da Vinci)

54. Não desprezes a pintura, pois estarás a desprezar a contemplação apurada e filosófica do universo. (Leonardo da Vinci)

55. A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê. (Leonardo da Vinci)

56. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. (Carl Jung)

57. É muito importante notar que pelo menos Pitágoras, há uns 2500 anos, foi de Samos para as margens do rio Ganges para aprender geometria... E ele certamente não teria empreendido tal jornada se a reputação da ciência dos brahmins não estivesse já bem estabelecida. (Voltaire)

58. Estou convencido de que tudo veio até nós a partir da bacia do rio Ganges. (Voltaire)

59. Ante as sutilezas dos filósofos indianos a grande maioria dos filósofos europeus se parece com meninos do ensino secundário. (T. S. Eliot)

60. Um grão de filosofia dispõe ao ateísmo; muita filosofia reconduz à religiosidade. (Platão)

61. A filosofia assimilada superficialmente conduz ao ateísmo, mas assimilada em profundidade, conduz à experiência religiosa. (Francis Bacon)

62. Quem é capaz de ver o todo é filósofo; quem não, não. (Platão)

63. Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. (Leonardo da Vinci)

64. Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida. (Goethe)

65. O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma. (Einstein)

66. Para examinar a verdade é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível. (Descartes)

67. Não peça a Deus para guiar seus passos se você não está disposto a mover seus pés. (Autor Desconhecido)

68. Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios... são aqueles que leram diretamente no livro do mundo. (Schopenhauer)

69. O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir. (Einstein)

70. A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar. (Einstein)

71. O conhecimento representa o ato de conhecer o mundo, enquanto a verdadeira sabedoria denota o conhecimento de si mesmo. Alcançar a maestria sobre o mundo exterior a si próprio traz força, mas alcançar maestria sobre si mesmo representa o verdadeiro poder. (Lao Tse)

72. Pensar é fácil. Agir é difícil; e agir conforme o que pensamos o é ainda mais. (Goethe)

73. Para ganhar conhecimento adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria elimine coisas todos os dias. O sábio pode descobrir o mundo sem transpor a sua porta. Vê sem olhar, realiza sem agir. (Lao Tse)

74. Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós. (Clarice Lispector)

75. Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora. (Goethe)

76. O que fica atrás de nós e o que jaz à nossa frente tem muito pouca importância, comparado com o que há dentro de nós. (Emerson) 

77. O livro deve ser um machado para as geleiras do mar dentro de nós. (Franz Kafka)

78. O esplendor da Bhagavad Gita está, verdadeiramente, na sua encantadora exposição da sabedoria da vida, a qual possibilita que a filosofia desabroche para a religião. (Herman Hesse)

79. A sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura. (Herman Hesse)

80. A única maneira de nos aproximarmos da compreensão de uma criação tão sublime como a Bhagavad Gita é cultivando de coração uma sintonia fina com o texto. (Rudolph Steiner)

81. Pela manhã eu banho o meu intelecto na estupenda e cosmogônica filosofia da Bhagavad Gita – comparada a ele nossa moderna literatura parece débil e insignificante. (Henry David Thoreay)

82. Quando eu leio a Bhagavad-Gita e reflito sobre como Deus criou este universo tudo o mais parece supérfluo. (Pseudo-Einstein)

83. A finalidade da vida é aproximar-nos do sagrado e quem assim o fizer tornar-se-á divino. (Sócrates)

84. A ciência nada mais é que uma forma de percepção da realidade. É a sabedoria sagrada que constitui a ciência de todas as outras ciências. (Platão)

85. A realidade é apenas uma ilusão, ainda que muito persistente. (Einstein)

86. A caracterização mais segura da tradição filosófica europeia é que ela não passa de uma série de notas de rodapé à filosofia de Platão. (Whitehead)

87. Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar. (Nietzsche)

88. O homem de gênio e o doido assemelham-se neste ponto: ambos vivem num mundo diferente daquele em que vivem os outros mortais. (Schopenhauer)

89. Não conhecemos as pessoas quando elas se dirigem a nós; somos nós que temos de nos dirigir a elas para saber como são. (Goethe)

90. Todo o homem que encontro me é superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele. (Emerson)

91. A educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola. (Einstein)

92. Eu não posso ensinar nada a ninguém; só posso fazer as pessoas refletirem. (Sócrates)

93. Educar é alimentar uma chama, não é preencher um recipiente vazio. (Sócrates)

94. E é sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar. (Gilberto Gil)

95. É fácil apagar as pegadas; difícil é caminhar sem tocar o chão. (Lao Tse)

96. Um nobre exemplo torna fáceis as ações difíceis. (Goethe)

97. Quem convive muito com crianças descobre que nenhuma ação externa sobre elas permanece sem uma ação recíproca. (Goethe)

98. Educai as crianças e não será preciso punir os homens. (Pitágoras)

99. Se você dá um peixe a um homem, você o alimenta por um dia. Ensine-o a pescar e você o terá alimentado para toda a vida. (Lao Tse)

100. Mesmo uma jornada de milhares de quilômetros inicia-se, simplesmente, com o primeiro passo. (Lao Tse)

101. O processo criativo inicia-se com a faculdade da imaginação. Você imagina o que você deseja, desenvolve a vontade de alcançar o que você imagina; e, finalmente, você começa a criar o objeto da sua vontade. (George Bernard Shaw)

102. O pensamento é a semente da atividade. (Emerson)

103. Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água. (Ovídio)

104. A natureza é a primeira professora [de] ética do ser humano. (Peter Kropotkin)

105. O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida. (Goethe)

106. O fracasso contém a chave do sucesso, pois aponta para os meios pelos quais pode ser alcançado. (Lao Tse)

107. O melhor profeta do futuro é o passado. (John Sherman)

108. A Terra é feita de Céu; a mentira não tem ninho. Ninguém nunca se perdeu, porque tudo é verdade e caminho. (Fernando Pessoa)

109. Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona. (Rabindranath Tagore)

110. Ser radical é aprender algo em suas raízes. Para o homem, porém, a raiz é o próprio homem. (Karl Marx)

111. Se você odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos perturba. (Herman Hesse)

112. O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos. (Leonardo da Vinci)

113. Se você se encontra internamente, o exterior se ajeita. A realidade interna abarca a externa. (Eckhart Tolle)

114. Nós vencemos metade da batalha quando mudamos nossas mentes e aceitamos o mundo como o encontramos, inclusive os seus espinhos. (Orison Swett Marden)

115. É preciso ser muito profundo para se compreender que não há nada de errado com o mundo. (Desconhecido)

116. Além do mais, por que deveria eu desejar um templo quando o mundo todo é o meu templo? (Erasmo de Rotterdam)

117. Aqueles que têm compreensão e se adéquam ao mundo o vencem, mas aqueles que tentam adequá-lo a si permanecem sujeitos a ele. (Lao Tse)

118. A força de uma corrente se mede pelo seu elo mais fraco. (Anônimo)

119. Aprender a dominar é fácil, mas a governar é difícil. (Goethe)

120. Aprende a governar a ti próprio antes de governar os outros. (Sólon)

121. Quem não pode o que quer, queira o que pode. (Leonardo da Vinci)

122. Quando não se pode fazer o que se deve, deve-se fazer o que não se pode. (Leonardo da Vinci)

123. Qual o melhor dos governos? Aquele que nos ensina a governar a nós próprios. (Goethe)

124. Na condução das questões humanas não existe lei melhor do que o autocontrole. (Lao Tse)

125. Considerando os todos políticos do nosso tempo, diria que os pontos de vista de Gandhi são os mais iluminados dentre todos os demais. (Einstein)

126. Um líder verdadeiro é aquele cuja ação é quase invisível, de tal modo que quando o trabalho está completo e a sua meta atingida, a sua equipe diz: “nós conseguimos pelos nossos próprios méritos.” (Lao Tse)

127. O homem sereno procura serenidade para si e para os outros. (Epicuro)

128. O sábio faz o seu trabalho sem reivindicar prêmios. (Lao Tse)

129. Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio previne-o. (Einstein)

130. O preço que as pessoas boas pagam pela sua indiferença política é o de ser governado pelas pessoas más. (Platão)

131. Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha. (Gandhi)

132. Não é o tirano que cria uma sociedade tirânica, mas é a sociedade tirânica (a sociedade onde os homens desejam a servidão) que produz o tirano, seu espelho. (La Boetie)

133. Aqueles que tornam impossível a revolução pacífica acabam por tornar inevitável uma revolução violenta. (John F. Kennedy)

134. Insanidade é repetir, continuamente, a mesma coisa esperando alcançar resultados distintos. (Einstein)

135. Não há caminho para a paz, a paz é o caminho. (Gandhi)

136. Olho por olho e o mundo acabará cego. (Gandhi)

137. As paredes têm ouvidos e os ouvidos têm paredes. (pichação em Paris, maio de 68)

138. O rebelde ataca o tirano; o revolucionário ataca a tirania. (Octavio Paz)

139. A revolução deve ser feita nos homens, antes de ser feita nas estruturas. (pichação em Paris, maio de 68)

140. Repreende o amigo em segredo e elogia-o em público. (Leonardo da Vinci)

141. Toda a revolução foi primeiro uma ideia na mente de uma pessoa. (Emerson)

142. Uma ideia cujo tempo chegou é algo mais poderoso que todos os exércitos do mundo. (Victo Hugo)

143. As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes. (Sólon)

144. Toda a resistência às mudanças é tão somente a resistência do seu próprio "deus". (Anônimo)

145. Deus constrói o seu templo no nosso coração sobre as ruínas das igrejas e das religiões. (Emerson)

146. As religiões que chamamos de falsas já foram verdadeiras um dia. (Emerson)

147. Mais cedo ou mais tarde tudo se transforma no seu contrário. (Carl Jung)

148. O universo expressa a harmonia de contrários. (Pitágoras)

149. A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia. (Einstein)

150. Todas as religiões, artes e ciências são ramos de uma mesma árvore. (Einstein)

151. Religião é uma árvore de muitos galhos. Enquanto galhos, pode-se dizer, as religiões são muitas, mas enquanto árvore, a religião é uma só. (Gandhi)

152. Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do Amor não há salvação.´ (Chico Xavier)

153. Deus não tem nenhuma religião. (Gandhi)

154. Por que será que, quando falamos com Deus, dizem que estamos rezando, e quando Deus fala conosco dizem que somos esquizofrênicos? (Autor Desconhecido)

155. Oração é uma forma de dirigir a palavra a Deus; meditação é simplesmente ouvir Deus. (Diana Robinson)

156. Você não sabe que o corpo é o templo do Espírito Santo, que está em você? Somos o templo de Deus. (I Cor 6:19 e 3:16)

157. Os tolos, quando erram, queixam-se dos outros; os sábios, de si mesmos. (Sócrates)

158. Quem pensa pouco, erra muito. (Leonardo da Vinci)

159. Ver as coisas na semente -- isso caracteriza o gênio. (Lao Tse)

160. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. (Isaac Newton)

161. A corrupção da verdade (a mentira) não é apenas um mal em si mesmo, mas algo que infecta toda a alma com o mal. (Sócrates)

162. Não é possivel derramar mais água numa taça já cheia; assim também Deus não pode verter as suas graças numa alma cheia de distrações e frivolidades. (Maximiliano Maria Kolbe)

163. As pessoas más vivem para poder comer e beber, enquanto as pessoas boas comem e bebem para poder viver. (Sócrates)

164. Os prazeres são o combustível do mal. (Platão)

165. Jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo. (Einstein)

166. Penso que não ter necessidade é coisa divina e ter as menores necessidades possível é o que mais se aproxima do divino. (Sócrates)

167. Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir. (Goethe)

168. Entre os desejos, alguns são naturais e necessários, outros naturais e não necessários, e outros, nem naturais, nem necessários, mas efeito de opiniões vazias. (Epicuro)

169. Diminuindo os desejos e as necessidades, fico cada vez mais próximo do sagrado. (Sócrates)

170. Não siga por onde os caminhos nos conduzem; caminhe por onde ainda não há caminhos, deixando assim uma nova trilha. (Ralph Waldo Emerson)

171. Nada irá beneficiar mais a saúde humana e aumentar a expectativa da vida na Terra que a evolução para uma dieta vegetariana. (Einstein)

172. Entre uma guerra e outra, todo mundo vira pacifista. É como se dizer vegetariano entre uma refeição e a seguinte.(Colman McCarthy)

173. Leais são as feridas abertas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos." (Provérbios 27:6)

174. Minhas palavras são macias. É o teu ouvido que é duro. (Mikhail Naimy)

175. Todas as verdades passam por três estágios: primeiro, são ridicularizadas; segundo, são violentamente rejeitadas; e terceiro, são aceitas como “auto evidentes”. (Pseudo-Schopenhauer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário