2017-07-08

A Consagração do Alimento, das Ações e do Meio-Ambiente

A harmonização do ambiente doméstico
Em consonância com os objetivos do presente capítulo de descrever a práxis1 da filosofia coração, que orientou a formação e o desenvolvimento do nosso núcleo familiar, compartilho três orações  simples que promovem a harmonização do ambiente doméstico2 e a construção da identidade vegetariana. A primeira oração é a "Consagração do Alimento e Agradecimento"; a segunda, a "Consagração das Ações" (Serenity Prayer), que guarda a essência da nossa matriz judaico-cristã; e a terceira, a "Consagração do Ambiente". Como veremos a seguir, elas estimulam o desenvolvimento gradual da práxis sintrópica, orientada pelo sentimento de amor universal (Bhāvana Namaḥ).

I. CONSAGRAÇÃO DO ALIMENTO E AGRADECIMENTO

A oração de consagração do alimento e de agradecimento é de autoria de um colaborador que prefere ficar anônimo. Esta singela oração tem se mostrado uma ferramenta poderosa e eficaz na superação de velhos hábitos e criação de novos valores. Consta de duas partes: a primeira nos lembra da nossa tradição e que temos o dom de tudo consagrar; e a segunda, que a tradição sempre se renova, por vezes negando a si mesma, e que por tudo devemos dar graças. Com esses dois movimentos, antes e após as refeições, deixamos o nosso exemplo e testemunho e exercitamos a nossa atenção e foco para manter o estado de comunhão com todos e de rendição ao sagrado (Bhāvana Namaḥ):

(a) Consagração do Alimento:
Bondoso pai celeste, seja este alimento a vossa substância que alimenta o nosso corpo físico, a nossa mente e a nossa alma.
Nós vos damos graças, Senhor, pelo alimento que nos dais agora.
OM, OM, OM.

(b) Agradecimento:
Mãe natureza, assim como expuseste o teu coração diante de mim para que eu tomasse o que necessitava, ponho o meu coração diante de ti para que tomes aquilo que necessitares.
OM, OM, OM.

As duas partes desta oração sugerem que o estado de prece deve ser contínuo, abarcando, inclusive, o próprio ato de se alimentar. Além disto, a sua prática logo nos revela que alimento é tudo que nos chega pelos cinco sentidos e também pela mente. Nem sempre, contudo, conseguimos manter esse estado de compreensão, que nos revela como proceder com a nossa própria reforma interior. E é aí que entra a segunda oração, atribuída ao teólogo protestante Reinhold Niebuhr, talvez o pensador religioso mais influente nos Estados Unidos do século passado.

O segredo do sucesso do moderno ativismo sócio ambiental funda-se no princípio da não violência e este, por sua vez, funda-se no respeito àqueles que defendem posições distintas das nossas. É a partir desta relação dialética, ancorada na compreensão da natureza e da própria vida como expressões do sagrado, que surge a possibilidade de uma síntese nova e equilibrada, gerada a partir da harmonização dos contrários, conforme se vê na convocação interior presente na oração de consagração das ações, apresentada a seguir.

II. CONSAGRAÇÃO DAS AÇÕES (Serenity Prayer)

D E U S
concedei-me
SERENIDADE
para aceitar as coisas que não posso mudar;
CORAGEM
para mudar as que posso; e
SABEDORIA
para discernir umas das outras.

A base para esta compreensão do sagrado encontra-se no profundo do coração, sede da verdadeira natureza humana, por oposição à natureza humana superficial, onde se enraízam todas as perniciosas paixões. Acordar esta natureza profunda é algo que exige esforço, disciplina, dedicação, serenidade, coragem, sabedoria e estado de renúncia. Exige disposição para exercitarmos, continuamente, viniyoga, que envolve a compreensão de que toda experiência objetiva esconde uma oportunidade de comunhão com a essência do sagrado. 

Houve um tempo em que a imagem do nosso templo interior era o nosso próprio lar – último refúgio, por assim dizer, a partir de onde podemos construir a nossa jornada. Uma vez nós mesmos consagrados ao ideal social maior, devemos também consagrar o nosso lar, para que estas energias se irradiem levando os demais a fazerem o mesmo, até que a comunidade esteja também consagrada ao ideal maior de deixar florescer do coração os verdadeiros valores da cultura sintrópica, em nós representados sob a forma da ecologia da nossa própria mente. Desse modo, não está longe o dia em que a "consagração do ambiente" será utilizada para promover os novos pólos irradiadores de conceitos oriundos do coração. Uma formulação já em uso é a apresentada a seguir.

III. CONSAGRAÇÃO DO AMBIENTE

Compenetrado pelo Poder Infinito da Divina Presença do EU SOU, que é Deus em ação, afirmamos:

1. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, a HARMONIA, que faz vibrar todos os corações de felicidade e alegria. Quem aqui entrar sentirá as vibrações da Divina Harmonia.

2. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, o AMOR. Deus é Amor, que envolve todos as seres num só sentimento de unidade. Este recinto está cheio da presença do Amor. No Amor nós vemos vivemos, movemo-nos e existimos. Quem aqui entrar sentirá a pura e santa presença do Amor.

3. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, a VERDADE. Tudo o que aqui existe, tudo o que aqui se fala, tudo a que aqui se pensa é a expressão da Verdade. Quem aqui entrar, sentirá a presença da Verdade.

4. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, a JUSTIÇA. A Justiça reina neste recinto. Todos os atos aqui praticados são regidos e inspirados pela Justiça. Quem aqui entrar, sentirá a presença da Justiça.

5. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, o BEM. Aqui todo o mal será transmutado. Quem aqui entrar sentirá a Divina Presença do Bem.

6. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, a VIDA. Deus é a Vida, essencial de todos as seres. Deus é a Presença Governante que dirige na mais perfeita ordem toda a criação. Quem aqui entrar sentirá a Divina Presença da Vida.

7. Há uma só presença aqui: a presença de Deus, a PROSPERIDADE. Deus é prosperidade, pois Ele faz tudo crescer e prosperar. Deus se expressa na prosperidade de tudo o que aqui é empreendido em Seu nome. Quem aqui entrar sentirá a Divina Presença da Prosperidade.

Estamos em plena sintonia com as correntes universais da Harmonia, do Amor, da Verdade, da Justiça, do Bem e da Prosperidade. A Divina Presença da Sabedoria manifesta-se, nos atos e expressões de todos aqueles que aqui entram. A presença do Poder Divino manifesta-se aqui. A presença da Alegria Divina é profundamente sentida por todos os que aqui entram.

Na mais perfeita comunhão com a Divina Presença do EU SOU, que é Deus em nós, consagramos este ambiente à perfeita expressão de todas as Qualidades Divinas que há em nós e em todos os seres.

As vibrações dos nossos mais puros pensamentos e sentimentos são forças de Deus em nós que aqui ficam impregnadas e daqui se irradiam para todos os seres, constituindo este lugar um centro de emissão e recepção de tudo quanto é bom, alegre e próspero.

Agradecemos-Te ó Deus, porque este recinto está cheio de Tua presença. 
Agradecemos-Te, porque vivemos e nos movemos em Ti.
Agradecemos-Te porque vivemos em Tua Vida, Verdade, Saúde, Prosperidade, Paz,
Sabedoria, Alegria e Amor.
Agradecemos-Te, porque todos os que aqui entram sentem a Tua presença.
Agradecemos-Te, porque estamos em Harmonia, Amor, Verdade e Justiça com todos os seres.

Glória a Deus em nosso coração!
Glória a Deus no coração de todos os seres!
Glória a Deus no imo de todas as coisas!
Glória a Deus em todos os mundos e planos!
Glória a Deus em toda parte!
Glória ao Soberano Senhor do Universo!
Glória! Glória! Glória!
OM Namastê OM

***

(1) ​Práxis é um termo do vocabulário filosófico presente nos escritos de Platão, Aristóteles, Francis Bacon, Immanuel Kant, Søren Kierkegaard, Karl Marx, Martin Heidegger e muitos outros. Aristóteles sustentava que havia três atividades básicas dos humanos: pensar (theoria), criar/produzir (poiesis) e  fazer (práxis). O termo práxis tem um significado mais abrangente para o campo da filosofia sintrópica. Trata-se de aprender a tomar gosto e a confiar no sentimento intuitivo que deriva da experiência, livre de crenças e dogmas. Práxis denota o esforço para dar precedência à vivência daquilo que se entende por reta conduta (ortopraxia), independentemente de qualquer crença supostamente correta (ortodoxia).

(2) Veja aqui a seleção de orações oferecida pelo Śuddha Sabhā Ātma.



Rio de Janeiro, 08.07.17.
(Atualizado em  05.08.23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário