2021-11-10

O desenvolvimento da hagiografia de Francisco Barreto

Este artigo discute a hagiografia (Sūrya-charita) de Francisco Barreto (25.11.1950 – 13.11.2020) e presta-lhe uma homenagem póstuma nesta semana em que se celebra o primeiro ano da sua passagem. Francisco faleceu na sexta-feira, dia 13 de novembro de 2020, pouco antes da meia noite. O seu sepultamento deu-se na Fazenda Mãe Natureza, conforme o seu desejo. O desenvolvimento da hagiografia de Francisco, sob a forma de uma espécie de “memorial do futuro”, baseia-se em passagens criteriosamente selecionadas de alguns de seus vídeos, deixados por ele sob a minha guarda e responsabilidade. Este memorial (veja aqui) vem sendo desenvolvido em conformidade com as orientações do próprio Francisco, bem como do nosso compromisso com os ideais da Universidade do Coração, definidos em nossa casa, no ato da sua criação, nos dias de 03 a 05 de fevereiro de 2012.

No dia dezesseis de janeiro de 2018, durante a celebração da cerimônia de Mitradeva, recebi a confirmação espiritual de que deveria documentar a vida e obra de Francisco Barreto, conforme ele mesmo me pedira, em 30.12.10 (veja aqui), enquanto experienciava uma de suas experiências de êxtase místico, testemunhada por mim. Senti que encontrara a forma apropriada para tratar do processo da ascese mística de Francisco (veja aqui como a serie, iniciada em 22.07.20, vem sendo desenvolvida).

2021-11-06

Meditação e Espiritualidade: Referências para Estudo e Pesquisa

Apresentamos a seguir uma pequena seleção dos recursos audiovisuais, das referências bibliográficas e dos sites recomendados para consulta. Todo este material foi organizado tendo-se em conta a seguinte espinha dorsal, que estrutura esta disciplina segundo três metáforas e três mantras principais: (1) a metáfora dos dois pássaros; (2) a metáfora do cisne; (3) a metáfora da quadriga; (4) o mantra AUM (OM); (5) o mantra Haṃsa; e (6) o mantra OM NAMO NĀRĀYAṆĀYA.


I. SELEÇÃO DE VÍDEOS PARA ESTUDOS INTRODUTÓRIOS
E/OU APROFUNDAMENTO

I.1. VÍDEO ILUSTRATIVO DA ESSÊNCIA DA ARTE E DA CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO
Meditação em um Instante (One Moment Meditation)




O vídeo "Meditação em um Instante" ilustra o conceito da meditação e os benefícios que ela pode trazer. O vídeo, aparentemente, simplifica a técnica para torná-la acessível a iniciantes. Contudo esse foco na meditação em um instante pode ser visto como um portal para reconectar com a consciência plena e o fluxo da existência, representados pela "Grande Lei" ou "Ṛta". Originário da filosofia indiana, o conceito de Ṛta  descreve a ordem cósmica, a lei natural que rege o universo. Cada vez que trazemos a atenção de volta à respiração, estamos nos realinhando com essa força vital, com o ritmo natural do universo.

O vídeo, em sua simplicidade, acaba por introduzir um conceito profundo: a possibilidade de integrar a meditação à vida cotidiana, de forma contínua. Não se trata apenas de "ter tempo para meditar", mas de cultivar a presença e a atenção plena em cada momento, transcendendo o ego e se tornando um instrumento da manifestação da "Grande Lei". É nesse estado de entrega e receptividade que  compreendemos que  não somos nós que agimos, mas a força vital que flui através de nós, guiando cada passo em harmonia com o universo.

A técnica em si é simples:

Sente-se com os pés firmemente plantados no chão e a coluna ereta, mas não rígida.
Coloque as mãos em uma posição equilibrada, simétrica e imóvel.
Concentre-se na sua respiração a cada momento.
Se você se distrair, basta trazer sua mente de volta para a respiração.
O vídeo então guia você através de uma meditação básica de um minuto.

O vídeo ilustra então as diferentes formas de se cultivar a meditação como um ato contínuo, não importando se estamos em filas ou reuniões. O objetivo final da meditação é fazer de cada instante uma meditação, até que a nossa vida toda se transforme em uma meditação, pois já não necessitaremos de tempo algum para entrar no estado de meditação. Ao integrar a prática em nosso cotidiano e transcender a ilusão do ego, nos abrimos para uma vida mais consciente,  harmoniosa e alinhada com a "Grande Lei",  permitindo que a sabedoria universal se manifeste através de nós.

I.2. O que é meditação segundo a Bhagavad Gītā?

A meditação nos emancipa da sujeição à nossa materialidade instintiva e promove o desenvolvimento do altruísmo, característico da consciência espiritual. A marca característica (lakṣaṇa) dos praticantes das formas superiores de meditação (veja aqui) é a capacidade que desenvolvem de agir de forma amorosa e altruísta, em conformidade com a consciência da verdade e da justiça, expressões da lei sintrópica universal (Ṛta). Os três vídeos abaixo ilustram como realizar a meditação do coração, de que trata a Bhagavad Gītā. A Bhagavad Gītā é parte central do épico Mahābhāratao berço da Filosofia Sintrópica e sua Práxis.