2018-10-13

035. Cozinhando com o Coração

Risoto de Ervilhas
RECEITAS DA SEMANA: Risoto de ervilha, Aloo Gobi (couve flor com batata à moda indiana), Focaccia de sálvia, Manjar libanês, e Suco de tamarindo e laranja.


1.Risoto de ervilha (vegano)

Rendimento: 5 porções

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz basmati
400g de ervilha fresca ou congelada
1 cebola média
½ maço de salsinha
3 xícaras (chá) de caldo de legumes (ver dicas)
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto

Modo de fazer:
Descasque e pique a cebola em cubinhos bem pequenos. Em seguida refogue a cebola picada no azeite até ficar transparente.  Junte a ervilha e 1 concha de caldo de legumes, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.
Feito isso, retire a tampa, adicione o caldo de legumes restante e deixe levantar fervura.
Acrescente o arroz basmati e o sal e cozinhe o risoto por cerca de 20 minutos, não deixando secar toda a água. Desligue e aguarde um pouco para a água ir secando sem o aquecimento.
Para servir, regue com um fio de azeite e enfeite com a salsinha picada.

Dicas:
1. Preparo do caldo de legumes. Você pode usar os legumes que têm em casa. Sugestão: cenoura, milho, cebola, aipo, alho e outros. Lave, descasque e pique todos os legumes. Coloque em uma panela com água e leve para ferver em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Retire os legumes e use o caldo para risotos e outras receitas. Os legumes que sobraram poderão ser utilizados no preparo de sopas e cremes.
2. O arroz basmati pode ser substituído por arroz próprio para risoto. Neste caso, você precisará acrescentar um pouco mais de água para o cozimento. O arroz comum também pode ser utilizado
3. Caso não queira preparar o caldo de legumes, utilize apenas água para o cozimento do arroz.
4. Caso não seja vegano, você pode salpicar queijo parmesão ralado ao risoto na hora de servir.

Cozinhando com o Coração
2. Aloo Gobi (couve flor com batata à moda indiana) (vegano)

Rendimento: 5 porções

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
3 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos
1 couve flor média (cerca de 500 g)
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de alho picado
1 colher (chá) de gengibre ralado
½ colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
½ colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de cominho moído
½ colher (chá) de garam masala
1 colher (chá) de coentro fresco picado
sal a gosto

Modo de fazer:
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente as sementes de cominho, o alho e o gengibre ralado. Refogue por aproximadamente 1 minuto até que o alho esteja levemente corado. Adicione as batatas. Tempere com a páprica, a cúrcuma, o cominho, o garam masala e o sal. Tampe a panela e deixe a batata cozinhar, em fogo médio, por 5 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente.
Na panela com a batata coloque a couve-flor e o coentro picado. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe os legumes cozinharem por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente, ou até ficarem macios.

Dicas:
1. Este prato é um excelente acompanhamento para o risoto de ervilha (ver receita 1).
2. A Garam masala é uma mistura de especiarias moídas muito utilizada em receitas indianas, assim como na culinária de outros países do sul da Ásia. Não existe uma única receita desse tempero indiano, mas os ingredientes mais comuns na sua preparação são grãos de pimenta (branca e preta), cravo, louro, cominho, canela, cardamomos, noz-moscada, anis e sementes de coentro.  Em alguns locais, acrescentam-se ervas, em outros também se incluem alho, cebola e alguns frutos secos. Também pode-se adicionar à mistura seca um pouco de água, vinagre ou outros líquidos para formar uma pasta.  As quantidades de cada ingrediente também são bastante variadas. O Garam masala dá um sabor característico aos pratos mas o aloo gobi pode ser preparado sem ele. Mesmo assim fica uma delícia.

Focaccia de abobrinha e pesto (vegana)
3. Focaccia de sálvia (vegana)

Rendimento: 5 porções

Ingredientes: 
25 g de fermento fresco ou 2 pacotinhos (7 g) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar
300 mL de água quente
½ kg de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de sal-marinho grosso (opcional)
2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada grosseiramente

Modo de fazer:
O segredo da focaccia, pão de origem italiana, é a massa. É preciso ter paciência porque a massa deve ser bem sovada, mas é bem fácil de preparar. Vamos lá.
Coloque o fermento em uma tigela pequena. Adicione o açúcar e metade da água quente, até dissolver. Reserve por 15 minutos, até que a mistura fique com uma aparência cremosa. Mexa bem.
Misture a farinha e o sal em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e despeje a mistura de fermento e o azeite de oliva. Misture bem. Adicione água até formar uma massa uniforme. 
Para sovar, polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície firme. Coloque a massa sobre a superfície, adicione a sálvia e amasse bem até formar uma bola compacta. Abra a massa com os nós dos dedos. Pegue a ponta mais distante da massa, dobre-a na sua direção, depois empurre-a de novo para fora com a palma da mão. Flexionando o pulso, dobre-a na sua direção novamente, dobre um quarto, então a empurre novamente. Repita suavemente estes movimentos, por cerca de 10 minutos. A massa deve ficar macia e elástica, mostrar bolhas de ar debaixo da superfície e voltar à sua forma quando amassada.
Após este procedimento, a massa deve ser colocada em uma tigela grande, ligeiramente untada com azeite, e coberta com um pano limpo. Deixe descansar até dobrar de tamanho, cerca de uma hora.
Preaqueça o forno a 210 oC. Coloque a massa em uma assadeira untada com azeite e, com as mãos, abra um disco de 30 cm. Faça buracos com os dedos, pingue um pouco de azeite e salpique o sal grosso. Asse até ficar bem dourada, uns 20 minutos.

Dica: Esta massa pode ser utilizada para focaccias de vários tipos. Neste caso preparamos a focaccia de sálvia, que foi adicionada à massa antes do processo de sova.

Cozinhando com o Coração
4. Manjar libanês

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

Manjar:
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
1 colher (chá) de misque socado (ver dica)

Calda:
250 g de damascos secos, que foram, previamente, lavados e deixados de molho em água filtrada por 4 horas
½  litro de água
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Manjar:
Misture o amido de milho, o leite e o açúcar. Em seguida leve ao fogo brando até engrossar.
Retire do fogo, misture o misque e a água de flor de laranjeira. Reserve.

Calda:
Após escorrer a água de molho dos damascos, coloque os em uma panela. Adicione ½ litro de água e 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo brando até ferver. Em seguida abaixe o  fogo e deixe ferver até que os damascos fiquem macios e a calda fique grossa, cerca de 20 minutos. Se necessário coloque mais água.
Sirva em tacinhas individuais, colocando um pouco do manjar e a calda por cima.

Dicas:
1. O misque é uma resina vegetal de cor clara, originária da árvore de nome “Pistacia Lentiscus”, encontrada na Grécia. Com o perfume e sabor exótico, o misque é muito utilizado no preparo de doces da culinária árabe e grega. Este produto pode ser encontrado nas lojas de especiarias árabes e gregas.
2. Eu sempre coloco os damascos de molho em um dia anterior ao preparo do mingau. E, após escorrer a água, guardo-os na geladeira para utilização posterior. Assim ganho tempo no preparo da sobremesa.
3. Substitua o açúcar branco por açúcar cristal ou demerara. É mais saudável.

Cozinhando com o Coração
5. Suco de tamarindo e laranja 

Ingredientes:
Suco de 2 laranjas grandes
4 tamarindos sem casca
1 pedacinho de gengibre, sem casca
6 xícaras (chá) de água
4 colheres (sobremesa) de açúcar cristal (opcional)
4 pedras de gelo

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Sirva gelado.



Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de mais de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário