2018-06-18

032. Cozinhando com o Coração

A Arte e a Ciência da Meditação segundo a Bhagavad Gītā
RECEITAS DA SEMANA: Massa de pizza, Molho de tomate para pizza e Sugestões para cobertura da pizza: (i) abobrinha grelhada, (ii) Berinjela grelhada, (iii) palmito, e (iv) banana.


Muitos fatos históricos mostram que os egípcios foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5.000 anos. A massa era chamada de “pão de abraão”, era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea. Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar diferentes coberturas ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje. No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva, comuns no cotidiano da região, eram os ingredientes típicos da pizza. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado à Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época, a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surgiu o termo picea, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea” indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome”, principalmente a da parte mais pobre da população. Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, e, hoje, pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Desde 1985, comemora-se o dia da pizza no dia 10 de julho.

É possível preparar pizzas deliciosas sem nenhum ingrediente de origem animal. São várias as opções e queremos mostrar algumas delas para vocês.

As receitas de recheios de pizzas desta semana usam o mesmo molho e massa. São sugestões para preparar em casa, mas se você tiver um forno a lenha em casa elas ficam mais crocantes e saborosas.
Então, é mão na massa!

1. Massa de pizza (vegana)

Rendimento: 2 discos de pizza grandes

Ingredientes:
½ xícara (chá) de azeite de oliva
2 copos (200mL) de água
30g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
½  copo (200 mL) de farelo de trigo fino (opcional, para ter uma massa integral)
1 copo (200 mL) de fubá (opcional, mas deixa a massa mais crocante)
Farinha de trigo branca até dar ponto

Modo de fazer:
Em uma tigela coloque a água, que foi aquecida até cerca de 37oC.
Acrescente o sal, o açúcar e o azeite. Misture bem. 
Acrescente o fermento, esfarelando bem.  Deixe a mistura bem homogênea.
Acrescente o farelo de trigo e o fubá e mexa com as mãos. 
Coloque, aos poucos, a farinha branca, mexendo a massa com vigor até desgrudar da mão. Sove até a massa ficar homogênea.
Uma vez a massa pronta, divida-a ao meio e faça duas bolinhas. Passe estas bolinhas na farinha para não grudar e guarde as em uma bacia ou recipiente de plástico. Envolva-os com uma toalha limpa. Deixe em um lugar reservado para que a massa cresça e possa ser utilizada. 

Dicas:
1. Caso utilize derivados do leite em sua alimentação, você pode fazer a massa substituindo metade da água por leite. Neste caso, utilize um copo de água e um de leite. 
2. Caso não tenha um termômetro, deixo aqui uma dica para conseguir uma temperatura ideal para adição do fermento. Depois que ferver a água ou a mistura (leite + água), aguarde até que você consiga colocar o seu dedo na mistura, contar até dez e não se queimar. Esta é a temperatura ideal para o fermento.
3. Para acompanhar o crescimento da massa, antes de colocá-la para descansar, pegue uma amostra da massa, faça uma bolinha e coloque em um copo com água. Quando a bolinha subir à superfície a massa estará pronta para ser usada.
4. Fermento Biológico: São fermentos a base de microorganismos que se alimentam, especialmente, de glicose e se reproduzem em uma temperatura entre 30º e 50ºC. Esse tipo de fermento é usado, basicamente, em massas de pães e algumas outras receitas especiais. Existem 2 tipos de Fermento Biológico: Fermento Biológico Fresco:  pode ser comprado por peso ou em tabletes quadradinhos. Precisa ser conservado em geladeira e sua durabilidade é pequena. Fermento Biológico Seco Instantâneo: também chamado de “fermento granulado”.  É vendido em pacotinhos, geralmente de 10g. Pode ser mantido fora da geladeira e tem durabilidade maior. O fermento biológico seco é mais potente, por isso a conversão é sempre de 1 para 3. Se a receita utiliza 10g de fermento biológico seco, você precisará de 30 g, caso queira usar o fermento fresco. É só multiplicar por 3. 
5. Quando a massa crescer, cada bolinha será aberta com um rolo para formar um disco maior, de cerca de 1,0 cm de espessura ou mais, conforme preferência. A seguir a massa aberta será colocada em uma assadeira untada com azeite.  É nesta massa aberta que o molho de tomate (ver receita a seguir) será colocado por cima. Levar ao forno com temperatura entre 220 – 240oC. Asse os discos até que as bordas fiquem levemente douradas. Estes círculos assados podem ser utilizados para os recheios salgados que iremos ensinar aqui. Eles podem ser guardados na geladeira por até uma semana, sem nenhum problema.

2. Molho de tomate (vegano)

Rendimento: 2 pizzas grandes

Ingredientes:
10 tomates tipo italiano
1 cebola grande
Azeite a gosto
Sal
1 colher (sopa) de orégano

Modo de fazer:
Lave bem os tomates. Coloque água em uma panela, acrescente os tomates inteiros e ferva até que a pele dos tomates comece a soltar.  Retire a casca de todos os tomates. Não é necessário retirar as sementes. 
Corte os tomates e a cebola em cubinhos pequenos e coloque-os em uma tigela. Acrescente o sal, o azeite e o orégano. Mexa bem para incorporar os ingredientes. Está pronto.

3. Pizza de abobrinha (vegana) ou Pizza de berinjela (vegana)

Ingredientes para um disco de pizza:
3 abobrinhas italianas/berinjelas com casca cortadas em rodelas de 1,0 cm de espessura
8 Azeitonas pretas fatiadas
Azeite de oliva
Folhinhas de manjericão fresco
1 colher (sobremesa) de orégano

Modo de fazer:
Grelhe as rodelas de abobrinha/berinjela em um pouco de azeite e coloque-as em uma travessa. 
Espalhe as rodelas de abobrinha/berinjela em um disco de pizza pré-assado com molho. Se preferir, antes de colocar a abobrinha/berinjela, espalhe um pouco mais de molho de tomate no disco pré-assado. Salpique as azeitonas e o orégano e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 240oC por cerca de 10 a 15 minutos. Quando estiver pronta, retire a pizza do forno e salpique algumas folhinhas de manjericão fresco.
Bom apetite!

Dicas:
1. Caso não seja vegano, você pode colocar por cima da abobrinha ou da berinjela, muçarela em fatias ou outros queijos de sua preferência.
2. Você também pode utilizar outros ingredientes para incrementar a sua pizza. Tofú em cubinhos, tomate seco, cebola fatiada, entre outros, são boas sugestões de complemento.

4. Pizza de palmito (vegana)

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de palmito devidamente fervido e cortado em rodelas
Rodelas de tomates
2 xícaras (chá) de alho-poró (opcional)
8 Azeitonas verdes fatiadas
Azeite
1 colher (sobremesa) de orégano
Folhinhas de manjericão fresco

Modo de fazer:
Espalhe as rodelas de palmito em um disco de pizza pré-assado com molho. Se preferir, antes de colocar o palmito, espalhe um pouco mais de molho de tomate no disco pré-assado. Acrescente as rodelas de tomate por cima do palmito. Salpique as azeitonas verdes, o alho-poró e o orégano. Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 240oC por cerca de 10 a 15 minutos. Quando estiver pronta, retire a pizza do forno e salpique algumas folhinhas de manjericão fresco.
Bom apetite!

Dicas:
1. Caso não seja vegano, você pode colocar por cima do palmito, muçarela em fatias ou outros queijos de sua preferência.
2. Você também pode utilizar outros ingredientes para incrementar a sua pizza. Tofú em cubinhos, tomate seco, cebola fatiada, entre outros, são boas sugestões de complemento.

5. Pizza de banana (vegana)

Ingredientes para um disco de pizza:
6 bananas nanicas cortadas em rodelas (para cobrir totalmente o disco de pizza)
2 colheres (sopa) de canela em pó
½  xícara (chá) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de uva-passa preta sem sementes (opcional)
8 metades de nozes
2 xícaras (chá) de raspas de chocolate amargo

Modo de fazer:
Abra uma bolinha de massa com um rolo para formar um disco maior, de cerca de 1,0 cm de espessura ou mais, conforme preferência. Em seguida, coloque a massa aberta em uma assadeira untada com óleo de coco ou óleo de soja. Não utilize azeite em pizzas doces.  
Coloque as rodelas de banana sobre a pizza, respeitando uma distância da borda de, no mínimo, 2 cm. Este procedimento é importante para evitar que o açúcar que será colocado sobre a banana, vaze pelas bordas ao se caramelizar.
Salpique canela em pó e açúcar cristal. 
Leve ao forno pré-aquecido a  220 – 240oC por 10 a 15min.  Quando terminar de assar, salpique a uva-passa. Em seguida, enfeite com as nozes e finalize com o açúcar mascavo e as raspas de chocolate.

Sirva imediatamente. 

Esta sobremesa é uma delícia. Bom apetite!

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de mais de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário