2017-11-19

Gestão Sintrópica: um estilo de governança e gestão baseado na meditação na ação

Diretora do Instituto de Química da UFRJ
Cássia Curan Turci
Diretora do IQ/UFRJ por três
gestões entre 2004 e 2017
Na vida, nada é por acaso, por mais que se pareça assim. Aparentemente, foi por mero acaso que Cássia veio para a UFRJ em janeiro de 1991. Em princípio, estávamos apenas pensando em retornar para o sudeste, após quatro anos como voluntários na implantação do projeto social e sintrópico, do qual ainda hoje somos colaboradores anônimos. Difícil imaginar que eu assistiria no seio da UFRJ a germinação das sementes sintrópicas que ajudamos a cultivar em Sergipe, valorizando as relações de trabalho e desenvolvendo o poder de fazer de toda ação uma meditação. Jamais imaginaria que Cássia iria desenvolver uma carreira como gestora sintrópica, forjada nos mesmos moldes da pequena célula sergipana de ativismo social, ambiental e espiritualista que ajudáramos a gestar, juntamente com os demais membros daquela experiência piloto. 

Como diretora do Instituto de Química da UFRJ, Cássia colocou em prática várias estratégias sintrópicas que foram, aos poucos, sendo compreendidas e incorporadas pela sua equipe. A sua metodologia sintrópica, a um só tempo, laica e ecumênica, caracterizada pelo pluralismo e orientada pelos mais elevados padrões morais e éticos, promoveu a harmonização, de forma solidária e justa, dos interesses, direitos e deveres de todos os membros do IQ/UFRJ. Não por outra razão, imagino, várias demandas da comunidade acadêmica encontraram solo fértil durante a sua administração. Destaco, por exemplo, o Núcleo de Diversidade do Instituto de Química (NuDIQ) e o Projeto de Apoio Psicológico aos Alunos do Instituto de Química (PsIQ), duas importantes células que surgiram por iniciativa da comunidade estudantil, favorecida pelo canal aberto e direto de comunicação entre o Centro Acadêmico do Instituto de Química (CAIQ) e a direção. O PsIQ solicitou por intermédio do CAIQ,  e conseguiu, apoio da direção para a implementação de um núcleo com diversas práticas integrativas e um programa de meditação – algo até então existente apenas em algumas poucas instituições de excelência da América do Norte e Europa.

A Ciência da Meditação e a Consciência de Si
A implementação do GEM – o Grupo de Estudos e Meditação do PsIQ simbolizou o reconhecimento e uma justa homenagem da comunidade ao bem sucedido estilo de governança e gestão sintrópica, from the inside out, forjado na disciplina meditativa hercúlea de jamais permitir que a mente se turvasse, afastando-se da luz natural e dos valores sintrópicos do coração. 

Foi assim, em suma, que terminei por aceitar o convite da comunidade estudantil para dar forma a um núcleo de estudos e meditação, incialmente, chamado de GEM.  Esta foi também a minha homenagem e o meu modo de manifestar apoio à Cássia, bem como aos ideiais e valores sintrópicos que ela representa.


Rio de Janeiro, 19.11.17.
(Atualizado em 03.02.24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário