2017-11-03

025. Cozinhando com o Coração

RECEITAS DA SEMANA: Arroz com milho, Purê de abóbora japonesa (cabotiá), Agrião refogado, Pastelzinho assado de raiz de bardana e Doce caseiro de banana.


1. Arroz com milho (vegano)

Esse arroz é muito fácil de preparar e pode acompanhar verduras refogadas, tortas, esfihas e purês. Eu prefiro prepará-lo com milho fresco cozido na água e sal, mas você pode utilizar milho em lata, de boa qualidade. Em geral, o milho cozido no vapor é mais saboroso e macio. Caso opte pelo milho natural, procure comprar as espigas novinhas, que tem os grãos de milho clarinhos. Por ser um cereal, o milho é fonte de energia, carboidratos, ácido fólico, vitaminas A e B1 e fibras. As propriedades do milho podem ajudar significativamente na prevenção de doenças cardíacas, porque reduzem os níveis da proteína homocisteína, que, em excesso, causa danos às artérias. Além disso, a vitamina B1 (tiamina) turbina a memória, por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre os neurônios. Já as fibras, aliadas famosas do intestino regulado, ainda ajudam no controle do colesterol e no aumento da saciedade. Já a vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, unhas e cabelos,  porque participa intensamente da regeneração celular.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
½ xícara (chá) de milho verde cozido
1 cebola média
4 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
2 ½ xícara (chá) de água filtrada

Modo de fazer:
Refogue a cebola picadinha no azeite até ficar macia. Adicione o arroz e deixe fritar um pouquinho. Em seguida coloque o milho e o sal e misture bem. Adicione a água e deixe cozinhar.

Dica: Uma boa opção é misturar salsinha picada no arroz pronto. Fica uma delícia. 

2. Purê de abóbora japonesa/cabotiá (vegano)

A abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. Uma vez ingerido, o betacaroteno se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão. Vale lembrar que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a saúde da pele, dos ossos e dos dentes.

Além de boa fonte de betacaroteno, a abóbora contém vitamina C e vitamina E, que têm propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B. Ainda é rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. As fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome e por isso fazem parte de dietas para controle do peso. As sementes de abóbora, que podem ser assadas para consumo, são ricas em manganês, magnésio, fósforo, cobre, zinco, ferro, triptofano, proteína e ácidos graxos essenciais. Elas também são uma boa fonte de vitaminas E, K, C e muitas vitaminas do complexo B. A semente de abóbora é uma excelente opção para lanches rápidos e nutritivos.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
1 kg de abóbora cabotiá descascada e picada (bem lavada e sem sementes)
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
pimenta do reino (opcional)
sal a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe a abóbora em água fervente até ficar macia (use quantidade de água suficiente para cobrir a abóbora na panela). 
Escorra a água e amasse com um garfo. Reserve.
Em uma panela, refogue a cebola no azeite até dourar.
Abaixe o fogo, junte a abóbora amassada, o sal e a pimenta do reino e misture bem. Deixe no fogo por uns dois a três minutos. Está pronto.

Dicas:
1. Descascar a abóbora é sempre um processo demorado. Uma opção é cozinhar a abóbora, bem lavada e sem sementes, com a casca. Quando ela estiver cozida, retire os pedaços da água e, com a ajuda de uma colher, separe a polpa da casca.
2. Sirva e enfeite o purê com folhinhas de manjericão fresco ou salsinha picada. Dá um aroma delicioso.

3. Agrião refogado (vegano)

No Brasil o agrião é consumido, principalmente, em saladas. No entanto, ele pode ser utilizado de vários modos, como ingrediente de sucos, refogado, em sopas, entre outros. Também conhecido como agrião-do-brejo, agrião-da-europa e cardomo-dos-rios, esta planta é uma boa fonte de vitaminas e minerais, tais como as vitaminas A, B6, B12 e C; ácido fólico; e minerais como o ferro, magnésio e fósforo, além de outros nutrientes necessários para a manutenção de uma boa saúde. As partes utilizadas deste vegetal são os seus caules e folhas. De sabor único e levemente picante, o agrião é recomendado no tratamento de doenças do sistema respiratório. O agrião evita problemas de memória; auxilia no aumento da imunidade, reforçando os sistemas de defesa e, consequentemente, protege o organismo de infecções causadas por vírus e bactérias. Favorece o processo de digestão e traz benefícios para a saúde do sistema ocular. Devido às suas propriedades descongestionante, fluidificante e expectorante, o agrião é ótimo para tratar problemas nas vias respiratórias, eliminando mucos e melhorando a respiração. As vitaminas do complexo B presentes no agrião são responsáveis pelo bom humor, crescimento saudável e concentração. O agrião também contém boa quantidade de vitamina B6, nutriente que atua nos neurotransmissores como a serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
2 maços de agrião
1 cebola média picada em tiras
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de fazer:
Lave bem as folhas e os caules do agrião. Se os caules estiverem muito longos, corte-os em pedacinhos menores. 
Em uma panela refogue a cebola no azeite de oliva até que fique transparente. Adicione o agrião lavado em fogo bem alto e mexa bem por um ou dois minutos. Está pronto.

Dica: Como o agrião libera muita água, ele deve ser refogada em fogo alto, por poucos minutos. Mesmo assim, caso libere alguma água, esta poderá ser aproveitada no preparo de outros pratos, tais como sopas.

4. Pastelzinho assado de raiz de bardana (vegano)

A raiz de bardana é muito popular dentro da culinária asiática, vez que é um dos principais itens da Dieta Macrobiótica. A bardana é muito utilizada tanto na medicina alternativa do ocidente como do oriente. A raiz é um potente desintoxicante e as sementes são indicadas para o tratamento de diferentes tipos de distúrbios, incluindo irritações na pele, gripes e resfriados. Os níveis de arctigenina na planta ajudam a melhorar a capacidade cognitiva dos seres humanos, além de ser um poderoso antiviral para o tratamento do influenza A.

Rendimento: 25 pasteizinhos

Ingredientes:

Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾  xícara (chá) de farelo de trigo fino
¾  xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo vegetal
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
água

Recheio:
2 raízes de bardana
1 cebola média bem picadinha
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
cebolinha verde picada 

Modo de fazer:

Massa:
Misture bem os ingredientes secos até ficar homogêneo: farinha de trigo, farelo, sal e fermento. Acrescente o azeite ou óleo. Misture bem.
Coloque água filtrada e amasse bem até que a massa se desprenda da mão. Deixe descansar por 15 minutos antes de abrir.

Recheio:
Lave bem as raízes de bardana para retirar toda a terra, já que a casca será ingerida. 
Pique a bardana em tiras finas ou pequenos cubinhos.
Em uma panela coloque o azeite e o alho. Leve ao fogo médio e refogue até que fique levemente dourado. Adicione a bardana picada e um pouquinho de água. 
Deixe a bardana cozinhar em fogo baixo, até ficar al dente. Acrescente o molho de soja (shoyu) e deixe cozinhar mais um pouco para que a bardana fique macia e o molho seque. Desligue e acrescente a cebolinha verde. Misture bem. Está pronto.

Pastelzinho:
Em uma superfície lisa, abra a massa modelando-a em círculos. Coloque o recheio e dobre ao meio, apertando bem as bordas com um garfo. 
Arrume os pasteizinhos em uma assadeira e leve ao forno para assar em fogo médio (180 – 200oC). Não é necessário untar a assadeira. Asse até que o pastelzinho fique dourado.

Dicas:
1. Esta massa é excelente para preparar tortas com o recheio de sua preferência.
2. Experimente adicionar azeitonas pretas picadas ao recheio. Fica excelente.

5. Doce caseiro de banana (vegano)

Sabe aquela banana que já está bem madura e começa a ficar com a casca preta? Ela pode ser aproveitada para preparar um delicioso doce caseiro, que também pode servir como recheio de tortas ou pasteizinhos doces de forno. O doce pode ser preparado com bananas de diferentes tipos, sem prejuízo ao sabor e qualidade. Esta receita me faz lembrar minhas avós e minha mãe, que transformavam ingredientes simples em maravilhosos pratos. Era uma época em que não existiam muitas opções e tudo era muito valorizado.

Ingredientes:
1 kg de banana bem madura (banana d´água ou prata são as mais adequadas) 
1 xícara (chá) de açúcar cristal ou demerara
1 pedaço de canela em pau
½ colher (sopa) de canela em pó
cravo da India (3 ou 4)

Modo de fazer:
Descasque as bananas e coloque em um prato grande ou vasilha. Amasse cada uma com um garfo. Reserve.
Em uma panela, em fogo médio, acrescente o açúcar puro e deixe ficar bem caramelizado. É importante mexer o açúcar durante este processo para que ele não queime. Quando estiver em ponto de bala (caramelo), adicione as bananas amassadas, o cravo e a canela em pau e em pó. Misture bem para incorporar as especiarias e o caramelo. Abaixe bem o fogo e deixe apurar, para ir secando a água. Durante este período, que deve levar cerca de 20 minutos, mexa de vez em quando para que o doce não queime. Sirva como sobremesa ou use de acordo com sua imaginação.

Dica: Eu prefiro colocar pouco açúcar no doce, mas fica a seu critério aumentar a quantidade sugerida na receita. 

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!


SUGESTÕES DA SEMANA


2. Cultive seus antepassados
























3. Elimine Arranhões de Mobília












Nenhum comentário:

Postar um comentário