2024-09-03

Cultivando a "Arte de Viver" no Silêncio de Cada Amanhecer


Meditação
Senhor,
No silêncio deste dia que amanhece,
Venho pedir-Te a paz, a sabedoria, a força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor.
Quero ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Quero ver além das aparências os teus filhos,
Como tu mesmo os vês e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha o meu coração.
Que todos os que de mim se acercarem sintam a Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza, Senhor.
E que no decurso deste dia eu Te revele a todos.
(Oração do Amanhecer da Ordem Franciscana)

No silêncio deste amanhecer, concentro-me no Ājñā Chakra, o ponto de encontro de Iḍā e Piṅgala, onde a dualidade se dissolve. Medito no Ser Imutável (Ātman) e na sua energia sintrópica (Brahma-Śākti), personificada como a deidade Śraddhā, símbolo do fogo do coração e do poder do amor em ação: "Eu sou o fogo ardente do coração em ação; eu sou a presença da paz e do amor em ação".

Com o pensamento concentrado entre as sobrancelhas, busco, por alguns minutos, sintonia com a divina presença e a consciência de sagrado (Īśvara), oculta em nosso alento vital:
OṂ haṃsas so'haṃ yogeśvarīṃ hrīṃ svāhā
OṂ eu sou o Eu Sou, saudações à Nossa Senhora do Yoga, Śrī Yoga Devī
OṂ OṂ OṂ

Finalizo a prática, exalando amor e felicidade para todos os seres, repetindo mentalmente a sagrada sílaba OṂ três vezes: OṂ  OṂ  OṂ. Pleno  de alegria espiritual e de confiança, dirijo-me para os afazeres diários: OṂ   TAT  SAT.

Dinacaryā:
a disciplina sintrópica (caryā) diária (dina)

A disciplina sintrópica do śuddha yogi envolve despertar cedo e dedicar-se ao longo do dia ao chamado do universo, conforme as necessidades de cada período. Esse compromisso inclui "comer a metade, andar o dobro, sorrir o triplo e amar incondicionalmente e sem medida". Antes de dormir, revisamos o dia vivido e planejamos o próximo, mergulhando no oceano infinito do Ser e renascendo D'Ele ao amanhecer. 

Viver em sintonia com a sinergia universal nos permite abraçar uma existência sintrópica, reconhecendo a dança sagrada do tempo no meio da entropia existencial. O conceito de "grokar" — compreender algo de forma tão profunda que se torna parte de nós — é central para essa prática. Ao internalizar e aplicar a filosofia de "comer a metade, andar o dobro, sorrir o triplo e amar incondicionalmente", cultivamos um equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esse entendimento intuitivo e sintrópico transforma a vida em uma meditação contínua, refletindo nosso altruísmo biológico e transformando as energias entrópicas dos sentidos e da mente em energia vital (Prāṇa).

"Amar incondicionalmente e sem medida" representa o ápice do aprendizado de "grokar". Vivemos essa prática na "Oração do Amanhecer", que serve como um guia e um mantra para uma compreensão mais sintrópica da realidade. A oração nos incentiva a ver além das aparências e reconhecer o bem em cada ser, promovendo a compaixão e a generosidade de um coração disciplinado e livre de preconceitos.

No silêncio de cada amanhecer, assim como na tranquilidade da oração, encontramos a oportunidade de "grokar" — de aprofundar nossa compreensão da vida e de nós mesmos, permitindo que cada ação seja uma meditação, uma expressão consciente de amor, paz e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário