2017-09-19

A oração do Pai Nosso em aramaico

Oração do Pai Nosso, gravada em pedra de mármore no Monte das Oliveiras,
na Igreja do Pai Nosso em Jerusalém.
Recebemos na quinta-feira, 14.09.17, em nosso Grupo de Estudos a visita do Jñāna Dāta Francisco Barreto, idealizador do projeto da Universidade do Coração, que, antes do almoço de confraternização, fez a consagração dos alimentos com a oração do Pai Nosso em aramaico, idioma utilizado por Jesus. Esta oração (traduzida aqui) está gravada em uma pedra de mármore branco na Igreja do Pai Nosso, no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, na Palestina.


Visita de Francisco Barreto ao nosso Grupo de Estudos – Consagração dos Alimentos
Francisco abordou em sua palestra o processo de amorização universal – a meta única a ser alcançada por todos os seres. Tratou, em síntese, da essência da oração do Pai Nosso: a arte de viver, na práxis, em amorosa meditação no coração. O amor é o jeito que dá jeito em tudo o que não tem jeito. Não importa a pergunta, o amor é a resposta. Tudo é relativo, menos o amor que é o fundamento das práticas de meditação e a base epistemológica da verdade eterna. A amorização universal representa a síntese mais perfeita dos Dez Mandamentos bíblicos. Jesus não tratou diretamente da ciência da meditação, mas ensinou sobre o amor universal e deixou o seu testemunho, como exemplo do que é o mistério da Comunhão: aquele estado contemplativo que lhe permitiu afirmar: “Eu e o Pai somos um”; ou “Eu sou o Filho de Deus”. Comungar com o Corpo de Cristo significa experimentar desse estado amoroso, expresso na práxis "ióguica" de Jesus.

Esta pequena postagem representa, em suma, o agradecimento a Francisco Barreto, pelo seu gesto delicado e amoroso de incluir o nosso Grupo de Estudos e Meditação em sua agenda de viagem, mesmo ela já estando toda tomada de assuntos que necessitavam de tratamento urgente.
Rio de Janeiro, 19.09.17.
(Atualizado em 28.04.20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário