2019-01-02

038. Cozinhando com o Coração

038. Cozinhando com o Coração
RECEITAS DA SEMANA: Espaguete com alcaparra e tomate cereja; Brócolis ao pesto; Bagel; Banana assada; Suchá de hibisco, morango e hortelã.



1. Espaguete com alcaparra e tomate cereja (vegano)

Rendimento: 5 porções

Ingredientes:
500 g de espaguete, prefencialmente de massa fresca ou de semolina
2 cebolas, de preferência roxas, bem picadas
3 dentes de alho bem picados
250 g de tomate-cereja
suco de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de alcaparra em conserva, escorrida, lavada e picada
6 colheres (sopa) de azeite
pimenta-do-reino moída na hora
sal a gosto
salsinha fresca para decorar

Modo de fazer:
Refogue a cebola picada no azeite em uma panela grande, de fundo reforçado. Adicione o alho e  o tomate. Assim que o tomate começar a desmanchar, regue-o com o suco de limão, tempere com pouco sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por alguns minutos. 
Junte a alcaparra e deixe o molho engrossar ligeiramente.
Cozinhe o espaguete em água fervida com o sal. Assim que estiver cozido, reserve uma xícara (chá) da água do cozimento. Escorra o restante.
Junte o espaguete ao molho. Adicione a água do cozimento reservada e deixe a massa absorver os sabores antes de transferí-la para uma travessa.
Regue com azeite de oliva e finalize com salsinha fresca. Sirva a seguir. É uma delícia.

Dicas:
1. No lugar da cebola roxa você pode usar a chalota. A chalota tem um sabor bem diferente das outras cebolas, muito mais adocicada, com baixíssima acidez. Ela tem seu corpo mais alongado do que a cebola pérola e no Brasil é dificílimo encontrar. Quando encontrada, normalmente seu preço é bem alto! São ótimas para pratos delicados e sofisticados.
2. Como a alcaparra é salgada, utilize pouquíssimo sal no molho.

038. Cozinhando com o Coração
2. Brócolis ao pesto (vegano)

Rendimento: 5 porções

Ingredientes:
1 maço de brócolis americano (cerca de 500 g) 
2 colheres (sopa) de molho pesto (ver o preparo aqui)
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto 
pimenta-do-reino moída na hora
pinhole ou amêndoas em lascas tostadas para decorar (opcional)
sal a gosto

Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180 ºC.
Misture bem o molho pesto, o azeite, um pouquinho de sal e a pimenta-do-reino. Coloque as florzinhas de brócolis em uma assadeira e regue com a mistura homogeneamente. Asse por 20 a 25 minutos ou até ficarem macias, chacoalhando a forma de vez em quando.
Sirva quente com um pouco de pinhole ou amêndoas polvilhadas por cima.  

Dicas:
1. O brócolis pode ser substituído por couve-flor. Fica uma delícia.
2. Se não quiser utilizar o forno, cozinhe o brócolis no vapor e regue o molho pesto por cima. Fica muito bom.

038. Cozinhando com o Coração
3. Bagel

O bagel é um pão tradicionalmente feito de massa de farinha de trigo fermentada, na forma de um anel. Antes de assado ele é fervido em água. O resultado é um interior denso e um pouquinho elástico com um exterior acastanhado. Os bagels são muitas vezes cobertos com sementes sobre a crosta do pão, sendo as mais tradicionais as sementes de gergelim claras ou escuras. Com mel, geléia, manteiga, cream cheese ou uma pastinha de soja eles deixam o café da manhã ainda mais gostoso. É fácil de fazer mas é um pouco demorado porque o tempo de descanso é fundamental para se chegar à textura correta. Vou dividir a receita em 4 etapas para facilitar a sua preparação.

Rendimento: 8 unidades grandes

Ingredientes:

Massa:
1 xícara (chá) de água morna (250 mL)
2 colheres (sopa) de mel
1 ½  colheres (chá) de fermento biológico seco ou um tabletinho de 15g
3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 400 g)
2 colheres (chá) de sal
Óleo pra untar

Finalização:
1 colher (sopa) de sal (15 g)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de mel
¼ de xícara (chá) de gergelim (claro ou escuro)
Creme vegetal ou óleo  para untar

Modo de fazer:

Etapa 1
Misture em uma tigela média a água morna, o mel, o fermento e 1 xícara de farinha. Misture bem. Cubra com um filme plástico ou com um pano limpo e deixe descansar por 1h, até conseguir uma massa bem cremosa e esponjosa.

Etapa 2
Após 1 h acrescente o sal e, lentamente, o restante da farinha, misturando até conseguir uma massa homogênea, macia, mas firme, e que se solte das mãos. Coloque esta massa em uma tigela ligeiramente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar por umas 2h ou até dobrar de volume.

Etapa 3
Passadas estas 2 h, divida a massa em 8 partes e molde uma bola com cada uma. Com cada bola faça uma argola bem redonda, com uns 3 cm de abertura.
Coloque as argolas numa assadeira forrada com papel manteiga, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 24h. Esse repouso lento é essencial para se conseguir a textura perfeita.

Etapa 4
Após o tempo de repouso, que pode ser superior a 24h, aqueça o forno a 220 ºC (alto). Forre uma assadeira com papel manteiga untado com creme vegetal/óleo. Você pode utilizar também um tapete de silicone para forrar a assadeira. Ele é mais recomendado porque o papel vegetal pode grudar um pouquinho no bagel se o papel vegetal não estiver bem untado.
Nessa hora, também aqueça uns 3 litros de água numa panela grande. Quando ferver, coloque o sal, o bicarbonato e o mel da finalização na água.
Em seguida, mergulhe na água 2 argolas de massa, conte 1 min (o bagel vai crescer e mudar de textura), vire por mais uns 30s, escorra bem com uma escumadeira e coloque sobre a assadeira preparada.
Afervente as argolas restantes e polvilhe com as sementes que quiser.
Asse os bagels por cerca de 25 a 30 min ou até que estejam crescidos e dourados.
Retire os bagels do forno e sirva em seguida com a pastinha de sua preferência. Bom apetite!

038. Cozinhando com o Coração
4. Banana assada (vegana)

Ingredientes:
3 bananas d`água ou nanica grandes e maduras
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
½ colher (chá) de canela em pó
2 a 3 anises-estreladas (opcional)
suco de 1 laranja
suco de ½ limão
2 colheres (sopa) de calda de agave ou mapple

Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180 ºC.
Corte as bananas no sentido do comprimento. Acomode-as em uma forma e polvilhe-as com o açúcar, a noz-moscada, a canela  e o anis (opcional). Agite ligeiramente para que a banana incorpore a mistura dos condimentos. Leve ao forno por 10 minutos.
Misture os suco da laranja e do limão e a calda de agave. Regue sobre as bananas e leve ao forno por mais 10 a 15 minutes. Retire quando a calda estiver borbulhando e as bananas dourarem.
Sirva, quente ou fria, pura ou com uma porção de sorvete de boa qualidade.

038. Cozinhando com o Coração
5. Suchá de hibisco, morango e hortelã (vegano)

Ingredientes:
200 mL de água filtrada
2 colheres (chá) de hibisco desidratado
12 morangos frescos
6 folhas de hortelã fresco
400 mL de água filtrada

Modo de fazer:
Faça o chá com o hibisco e 200 mL de água filtrada. Após esfriar, bata o chá coado no liquidificador com os demais ingredientes (água, morangos e hortelã). É saboroso e refrescante!

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de mais de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever! Sugestões de receitas são bem vindas e podem ser enviadas pelo e-mail ccturci@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário