2017-10-16

024. Cozinhando com o Coração

Vegetarianismo, veganismo e a arte de amar.
Vegetarianismo, veganismo e a arte de amar.
RECEITAS DA SEMANA: Purê de mandioquinha, Acelga com gergelim, Bolinho de arroz, Maionese de abacate, e Sopa de cebola.


1. Purê de batata baroa/mandioquinha (vegano)

As crianças adoram este purê e ele é muito fácil de preparar. É um ótimo acompanhamento para arroz e feijão ou para verduras refogadas. Por ser facilmente digerida, a mandioquinha é muito indicada para a alimentação de crianças, pessoas idosas ou em recuperação de doenças ou cirurgias. Com ação anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica e anticancerígena, a mandioquinha conta ainda com altos níveis de vitamina C, B, K e E, ajudando a manter o corpo saudável, além de previnir doenças como o câncer.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
½ kg de mandioquinha
1 batata inglesa (opcional, para dar mais maciez ao purê)
4 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

024. Cozinhando com o Coração
Modo de fazer:
Descasque a mandioquinha e a batata e leve para cozinhar, com água, até que fiquem macias. Escorra a água e passe a mandioquinha e a batata, ainda quentes, no espremedor. Junte o azeite, o sal e misture bem, até ficar homogêneo. Está pronto.

Dicas:
1. Para conseguir mais sabor, você pode cozinhar a mandioquinha e a batata em caldo de legumes.
2. Uma boa opção é misturar salsinha picada no purê pronto. Fica uma delícia. 
3. Caso sua dieta não seja vegana, adicione um pouco de molho de tomate e queijo parmesão ralado por cima do purê, antes de servir.
4. Para obter um purê com consistência menos firme, você pode adicionar a ele um pouco da água do cozimento, juntamente com o azeite e o sal. 

2. Acelga com gergelim (vegano)

Esta hortaliça possui propriedades como carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina B7, vitamina C e vitamina K, além de antioxidantes como carotenoides e flavonóides. Além de ser uma ótima opção como ingrediente para saladas, o seu custo é baixíssimo quando comparado com outras folhas. Esta receita é facilmente preparada e nutritiva.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
10 folhas de acelga
1 cebola média picada em tiras
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
Sal a gosto

Acelga com gergelim
Modo de fazer:
Lave bem as folhas de acelga. Junte as, uma a uma, faça um rolinho bem firme e corte em tiras de 1 cm, mais ou menos. 
Em uma panela refogue a cebola no azeite de oliva até que fique transparente. Adicione a acelga em fogo bem alto e mexa bem por um ou dois minutos. Por fim coloque o óleo de gergelim; misture bem. Ela deve ficar crocante. Está pronta.

Dica: O segredo deste prato é a acelga crocante. Como é uma hortaliça que libera muita água, ela deve ser refogada em fogo alto, por poucos minutos. Mesmo assim, caso libere alguma água, esta poderá ser aproveitada no preparo de outros pratos, tais como sopas.

3. Bolinho de arroz (vegano)

O desperdício de alimentos não pode fazer parte de uma cozinha daqueles que prezam pelo meio ambiente e o bem estar social. É preciso incentivar a discussão deste tema com nossas crianças, nas escolas e provocar debates sobre como o desperdício de alimentos impacta a sociedade e o meio ambiente.  Este bolinho é um ótimo exemplo de como sobras de alimentos podem ser transformadas e ganharem novas formas e sabores. As crianças adoram este bolinho, servido como acompanhamento de uma refeição ou em um lanchinho no período da tarde.

Rendimento: 25 bolinhos

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz cozido, branco ou integral (sobras de arroz)
½ xícara (chá) de água filtrada
½ maço de coentro picadinho
½ maço de salsa picadinha
1 cebola média picadinha (pode ser substituída por cebolinha verde picada)
½ xícara (chá) de farinha de milho em flocos 
farinha de trigo para dar ponto (mais ou menos um xícara)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto
Óleo vegetal para fritar

Bolinho de Arroz Vegano
Modo de fazer:
Em uma tigela junte o arroz, os temperinhos verdes picados, a cebola, a farinha de milho, o sal e o fermento. Misture bem. Adicione a água para deixar a mistura úmida. Mexa bem. Comece a colocar a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem, até formar uma mistura firme bem ligada.
Coloque o óleo em uma frigideira para aquecer. Com a ajuda de uma colher pegue porções da massa de arroz e coloque na frigideira. Frite dos dois lados.

Dicas:
1. Experimente misturar cenoura ralada crua ao arroz. Fica uma delícia e o bolinho mais nutritivo.
2. Caso não tenha uma dieta vegana, a água utilizada para umedecer o arroz pode ser substituída por leite.
3. A farinha de milho é importante porque ela deixa o bolinho crocante.

4. Maionese de abacate (vegana)

O Abacate é uma fruta rica em nutrientes, super saudável e, por esse motivo, é essencial na alimentação dos bebês, crianças, adolescentes, gestantes e adultos. Rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante.  Seu valor energético elevado está relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol). Além disso contém proteínas e ferro. A sua polpa é rica em vitaminas A, B1, B2, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico. 
A maionese de abacate que ensinaremos aqui pode ser utilizada como tempero para misturas diferentes de legumes. Use a imaginação e convide as crianças a ajudá-l@s no preparo dos alimentos. Isso, sem dúvida, despertará nela o amor e o respeito pela alimentação saudável e mais natural.

Ingredientes:
½  abacate
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
suco de 1 limão
1 dente de alho
1 colher (chá) de sal marinho

Maionese de abacate
Modo de fazer:
Junte o abacate e o azeite no processador de alimentos. Misture até ficar homogêneo.  Adicione o limão, o alho e o sal e processe novamente. Está pronta a maionese para ser usada com legumes ou saladas.

Dicas:
1. Você pode adicionar um pouco de mostarda à maionese. Fica muito saborosa.
2. Vai aqui uma dica para usar sua maionese.  Cozinhe, em uma mesma panela, 4 batatas inglesas descascadas, 2 cenouras, um pouco de vagem sem fio. Assim que ficarem macios, escorra a água e coloque os em uma tigela. Ainda quente, bata uma faca grande sobre os legumes, até que fiquem bem picados. Utilizando este procedimento os legumes formarão uma massa bem ligada. Misture bem. Adicione a maionese e mexa até ficar homogêneo. Na hora de servir coloque um raminho de salsinha para enfeitar. 
3. Outra dica é cozinhar alguns legumes, já picados, no vapor. Assim que estiverem macios junto a maionese de abacate e sirva. Dica de legumes: inhame, batata inglesa, batata doce, cenoura, chuchu, etc...Quanto mais colorido melhor!

5. Sopa de Cebola (vegana)

Esta é uma sopa bem fácil de preparar, que leva poucos ingredientes. Ela fica muito saborosa e você ainda pode incrementá-la de várias formas. A cebola é fonte de uma série de compostos com propriedades medicinais. Classificada como bulbo comestível, a cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró. O vegetal é rico em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas. Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada). A mesma porção de cebola fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês. O bulbo fornece também uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
6 colheres (sopa) de azeite
6 cebolas grandes fatiadas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo ou farinha de aveia
6 xícaras (chá) de caldo legumes (ver dicas)
1 folha de louro
1 pitada de noz moscada (opcional)
1 pitada de cominho (opcional)
Sal a gosto

Sopa de Cebola
Modo de fazer:
Em uma panela, em fogo médio, refogue as cebolas no azeite até que fiquem douradas, mexendo, de vez em quando, para não queimar. Coloque o sal e misture bem.
Adicione a farinha de trigo ou farinha de aveia de uma só vez, misturando bem. Adicione o caldo de legumes e o louro, noz moscada e cominho. Tampe e deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo baixo. Corrija o sal, se necessário. Desligue, retire a folha de louro e bata a mistura em um liquidificador ou utilizando um mixer.  Sirva com salsinha picada por cima.

Dicas:
1. É importante dourar bem a cebola para que o caldo fique mais saboroso. 
2. Você pode usar substituir o caldo de legumes por água. Neste caso, tempere um pouco mais a sua sopa.
3. Caso não queira utilizar farinha de trigo ou de aveia para engrossar, você pode adicionar umas duas batatas inglesas aos ingredientes.
4. Preparo do caldo de legumes. Você pode usar qualquer legume que tenha em casa. Sugestão: cenoura, milho, cebola, aipo, alho e outros. Lave, descasque e pique todos os legumes. Coloque-os em uma panela com água e leve para ferver em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Retire os legumes e use o caldo para risotos e outras receitas. Os legumes que sobrarem poderão ser utilizados no preparo de sopas e cremes.

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!


Nenhum comentário:

Postar um comentário