2017-04-14

Mensagem de Páscoa: “Consertei o Mundo”

Mensagem de Páscoa: “Consertei o Mundo”
O sagrado coração materno do judaísmo e do seu filho,
o cristianismo universal.
Havia entre os primeiros cristãos o hábito de se cumprimentarem utilizando duas expressões que fazem referência à centelha divina presente em nossos corações. “Que a luz se faça em nossas vidas!” – saudava um. “A luz já está feita!” – repetia o outro. Esta saudação nos lembra que, em essência, somos seres luminosos, feitos à imagem e semelhança do Espírito Universal. Portamos a luz divina dentro de nossos corações. E se esta luz ainda não brilha em nossas vidas é porque nos deixamos dominar pelas paixões inferiores, que formam verdadeiras couraças em torno do nosso coração. Bastaria eliminá-las para a luz do amor brilhar. É o amor que desvela o caráter luminoso do sagrado coração. Esta foi a Boa Nova que Jesus pediu aos seus discípulos que compartilhassem com todos. O texto reproduzido abaixo, que circula há alguns anos na internet, sem identificação de autor, procura ilustrar isto.

Consertei o Mundo

Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los. Certo dia, seu filho pequeno invadiu o laboratório decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distraí-lo. Deparou-se com um mapa-múndi. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva entregou ao filho dizendo:

– Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho!

Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passados alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente. A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na idade dele conseguir recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

– Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?


– Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!!!

Mensagem de Páscoa1 com Haroldo Dutra Dias2 


(1) Veja aqui uma reflexão de Páscoa em tempos de coronavírus e  aqui o ritual de Pessach, origem da Páscoa cristã, conforme celebrado em 19 e 20 de abril de 2019, data correspondente ao ano 5779 do calendário judaico.
(2) ​Haroldo Dutra Dias é Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais. Traduziu o “Novo Testamento” diretamente do Texto Crítico Grego. O texto foi publicado em português pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e em inglês pela UBS (United Bible Society). É autor dos livros Parábolas de Jesus – Texto e Contexto, e 7 minutos com Emmanuel. O seu canal no YouTube tem mais de 400.000 acessos.

SUMÁRIO GERAL: A Arte e a Ciência da Meditação segundo a Bhagavad Gītā
Próximo texto: As Origens do Festival de Wesak

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2017.
(Atualizado no Sábado de Aleluia, 11.04.2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário