2018-02-28

029. Cozinhando com o Coração

Legumes com curry (vegano)
RECEITAS DA SEMANA: Legumes com curry, Bolinho assado de arroz com painço, Sementes de jaca assadas, Suchá de maracujá, camomila e erva cidreira e Tiramisù vegano.


1. Legumes com curry (vegano)

Esta receita de legumes com curry pode ser adaptada aos legumes da época e ao gostos individuais. Os tempos de cozimento devem ser ajustados conforme os legumes utilizados. Você pode utilizar abobrinha, batata-doce, couve flor, vagem, cenoura, pimentão vermelho, entre outros.  Finalmente, o leite de coco atenua o sabor do curry mas, como alternativa, pode se misturar um pouco de iogurte natural diretamente no prato.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
mistura de legumes picados
200 g de tofu firme, cortado em cubinhos (opcional)
200 mL de leite de coco
1 maço de coentro
½ xícara de castanha de caju (opcional)
2 colheres de curry
1 cebola picada
Azeite
Sal

Modo de fazer:
Em um panela, refogue a cebola picada no azeite. Junte o curry e misture bem. Adicione os legumes e o sal. Deixe refogar e cozinhar em fogo baixo, até que os legumes fiquem macios, mas firmes. Se necessário, coloque um pouquinho de água para ajudar no cozimento.  Junte o tofu e mexa com cuidado para não desmanchar. Após uns dois minutos junte o leite de coco e misture para homogeneizar. Deixe cozinhar por mais uns dois minutos. Desligue. Na hora de servir salpique o coentro picado e as castanhas de caju por cima.

Dicas:
1. Este prato é um excelente acompanhamento para arroz basmati ou arroz branco comum.
2. Além dos legumes e tofu você pode adicionar à mistura uma xícara de grão de bico, já cozido.

Bolinho assado de arroz com painço (vegano)
2. Bolinho assado de arroz com painço (vegano)

O painço é um cereal de grãos pequenos e arredondados, com excelente qualidade nutricional. É cultivado na China desde 7000 a.C. e tem produção milenar também na Índia. O grão pode ser facilmente incorporado ao cardápio, substituindo o arroz, por exemplo. Também é uma boa alternativa para os celíacos, porque não possui glúten. Além disso, pode ajudar a suprir as necessidades nutricionais de magnésio no organismo. É uma ótima fonte de fibras que auxiliam no trânsito intestinal e na redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue. O painço também é rico em proteínas, magnésio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. O teor de proteína presente no grão de painço chega a ser maior que o do feijão, o que torna esse cereal uma boa opção para os vegetarianos.

Rendimento: 25 bolinhos

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral 
1 xícara (chá) de painço em grãos, sem casca
4 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal
 ½ cebola picada
1 dente de alho picado
½ xícara (chá) de azeitona picada (opcional)
1 cenoura ralada
½ xícara (chá) de salsa picada
1 colher (chá) de tomilho fresco
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado

Modo de fazer:
Lave o painço e o arroz, escorra bem e coloque em uma panela. Adicione a água e tempere com o sal e o óleo de gergelim.  Assim que ferver abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 30 a 40 min, até que esteja bem macio. Se necessário coloque um pouco mais de água.  Quando o arroz estiver pronto, coloque em um recipiente grande e misture todos os outros ingredientes. 
Faça os bolinhos e coloque no tabuleiro untado com azeite ou óleo para assar por 30 a 40 min. Forno a 200°C. 

Dicas:
1. O painço sem casca pode ser encontrado em locais que vendem cereais a granel. O painço com casca é utilizado como alimento para passarinhos mas não faz mal ao ser humano. O problema é que a casca é durinha e não cozinha com facilidade.
2. Caso seja necessário, você pode adicionar um pouquinho de farinha de trigo à mistura para dar liga. Em geral, como o bolinho é assado, não é preciso adicionar a farinha. 
3. Para ter uma mistura mais homogênea você pode utilizar um processador para bater o arroz e o painço cozidos com a cebola, o alho, o tomilho e a salsinha. Após passar no processador adicione a cenoura ralada e as azeitonas.

Sementes de jaca assadas (vegana)
3. Sementes de jaca assadas (vegana)

A maioria das pessoas descarta as sementes da jaca, mas elas também são muito nutritivas. Podem ser consumidas assadas, torradas, cozidas ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas). As sementes de jaca contêm vitamina A, vitaminas do complexo B e C, minerais como cálcio, ferro, fósforo em maior quantidade e também iodo, cobre, potássio e sódio, proteínas e fibras. Rica em proteínas, as sementes da jaca ajudam na construção muscular, dos tecidos, dos ligamentos, na formação e fortalecimento dos ossos. As proteínas agem também no sistema imunológico, defendendo nosso corpo de doenças como o câncer e infecções. As sementes ajudam também a melhorar a circulação sanguínea.

Ingredientes:
Sementes de Jaca (em média, 10 sementes por pessoa)
Sal (a gosto)
Pimenta do Reino (a gosto)

Modo de fazer:
Junte as sementes de jaca e deixe secar numa superfície por 24 horas.
Preaqueça o forno em temperatura alta (200ºC).
Distribua as sementes numa assadeira grande, leve ao forno e asse até torrar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Dica: Muitas receitas utilizam as sementes da jaca cozidas. Você pode cozinhá-las no vapor ou em água por 20 a 30 minutos. Em panela de pressão o cozimento é bem mais rápido, cerca de 10 minutos. Retire a casca de cima e use como desejar. O gosto é parecido com a castanha portuguesa.


Suchá de maracujá, camomila e erva cidreira
4. Suchá de maracujá, camomila e erva cidreira

A mistura de ervas e frutas traz uma série de benefícios, como saciedade, propriedades antioxidantes, aceleração do metabolismo, mais fibras para a dieta, entre outros. Além disso é uma opção para se refrescar, ajudando na hidratação. 
A erva cidreira, também conhecida como melissa, traz diversos benefícios para quem a consome com regularidade. Para os mais ansiosos ela é tida como um santo remédio, já que uma xícara antes de dormir reduz a ansiedade e o estresse, trazem o relaxamento e a qualidade do sono. Para o sistema digestivo o chá de melissa também é uma ótima opção, já que elimina os gases, auxilia na digestão e proporciona bem estar mesmo após refeições consideradas pesadas. Protege, também, de doenças cardiovasculares e combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

Ingredientes:

Polpa de 1 maracujá
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) camomila seca
1 colher (chá) de erva cidreira seca
1 colher (chá) de mel (opcional)
gelo a gosto

Modo de fazer:
Acrescente à água a camomila e a melissa. Leve à fervura por uns 5 minutos. Desligue e deixe tampado por uns 10 minutos. Coe. 
Bata no liquidificador o chá e os demais ingredientes, Coe e sirva.


Tiramisù (vegano)
5. Tiramisù (vegano)

A origem e as tradições dos famosos pratos existentes no mundo sempre passeiam por histórias interessantes, contos e lendas. O Tiramisù é o doce italiano mais famoso, e é hoje conhecido e apreciado mundialmente. O principal ingrediente do Tiramisù é o creme de Mascarpone. Trata-se de um queijo italiano, suave, variando de 60% a 75% de gordura. Possui um sabor delicado, é bastante cremoso, e de cor branca. É da região da Lombardia, ao norte da Itália, área bastante agriculta e leiteira. A receita aqui apresentada não é a receita original. É uma adaptação para uma sobremesa vegana, mas muito gostosa e com sabor parecido ao original. Vale a pena experimentar.

Rendimento: 8 pedaços grandes

Ingredientes:

Ingredientes para o pão-de-ló
1 ½  xícaras (chá) de farinha integral
1 ½  xícaras (chá) de fécula de batata
6 colheres (sopa) de açúcar demerara
250 mL de água
60 mL de óleo vegetal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (café) de essência de baunilha

Ingredientes para o creme:
1/2 L de leite de soja sem sabor
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fécula de batata
2 colheres (sopa) de creme vegetal (margarina de soja é uma opção)
5 colheres (sopa) de açúcar demerara
300g de creme de leite de soja

Para molhar o pão-de-ló
café (forte)

Modo de fazer:

Pão-de-ló: Numa tigela misture todos os ingredientes secos. Em seguida coloque os ingredientes líquidos, sempre mexendo para homogeneizar bem. Coloque a massa numa forma retangular untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré aquecido a 180°C, por 30 minutos.

Creme: Coloque todos os ingredientes, com exceção do creme de leite, no liquidificador e bata bem para que não forme pelotas. Coloque em seguida numa panela, leve ao fogo e comece a mexer com o auxílio de uma colher de pau até que o creme esteja pronto. Desligue e deixe esfriar completamente. Acrescente o creme de leite de soja.

Montagem do tiramisù: Corte a massa em 2 ou 3 camadas, separando-as. Molhe a primeira camada com café. Em seguida coloque por cima o creme e polvilhe com cacau em pó. Continue o mesmo procedimento com as outras camadas até terminarem os ingredientes. A finalização deve ser com cacau em pó. Leve o tiramisù a geladeira e sirva gelado. 

Dica: A receita original do tiramisû utiliza biscoitos tipo champanhe. No entanto é dificil de se encontrar biscoitos sem leite e ovos. Assim, o pão-de-ló é uma boa opção para os veganos. 

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário