2017-11-19

Gestão Sintrópica: um "case" de sucesso na UFRJ

Diretora do Instituto de Química da UFRJ
Cássia Curan Turci
"Devemos tratar as pessoas como se já fossem tudo o que podem vir a ser; assim, as ajudamos a se tornarem aquilo que são capazes de ser." Essa frase de Goethe reflete o espírito que norteia o estilo de gestão de Cássia desde que ela ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1991. Ao longo de seus mandatos, a UFRJ tornou-se um espaço para a concretização dos mesmos princípios que guiaram o projeto social sintrópico "Universidade do Coração", do qual participamos por décadas (1979-2021). Tivemos o privilégio de atuar como voluntários nesse projeto e residimos em Sergipe entre 1987 e 1990, até que Cássia foi convidada a se transferir para a UFRJ.

2017-11-04

A Árvore do Śraddhā Yoga

VERSÃO 2026

A Estrutura Viva da Consciência, da Revelação à Cultura
(A Tradição como Organismo Vivo da Consciência à Luz da Bhagavad Gītā)
(versão original 2017, agora reescrita ontologicamente em 2026)

Na Bhagavad Gītā, Krishna descreve uma árvore singular: com raízes voltadas para o alto e ramos voltados para o mundo, uma aśvattha invertida que não cresce a partir da terra, mas do Ser (BhG 15.1–3).

Essa imagem não é poética: é ontológica.

2017-11-03

025. Cozinhando com o Coração

RECEITAS DA SEMANA: Arroz com milho, Purê de abóbora japonesa (cabotiá), Agrião refogado, Pastelzinho assado de raiz de bardana e Doce caseiro de banana.


Clique aqui para acessar a relação de todas as receitas


1. Arroz com milho (vegano)


Esse arroz é muito fácil de preparar e pode acompanhar verduras refogadas, tortas, esfihas e purês. Eu prefiro prepará-lo com milho fresco cozido na água e sal, mas você pode utilizar milho em lata, de boa qualidade. Em geral, o milho cozido no vapor é mais saboroso e macio. Caso opte pelo milho natural, procure comprar as espigas novinhas, que tem os grãos de milho clarinhos. Por ser um cereal, o milho é fonte de energia, carboidratos, ácido fólico, vitaminas A e B1 e fibras. As propriedades do milho podem ajudar significativamente na prevenção de doenças cardíacas, porque reduzem os níveis da proteína homocisteína, que, em excesso, causa danos às artérias. Além disso, a vitamina B1 (tiamina) turbina a memória, por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre os neurônios. Já as fibras, aliadas famosas do intestino regulado, ainda ajudam no controle do colesterol e no aumento da saciedade. Já a vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, unhas e cabelos,  porque participa intensamente da regeneração celular.