2017-11-19

Gestão Sintrópica: um "case" de sucesso na UFRJ

Diretora do Instituto de Química da UFRJ
Cássia Curan Turci
"Devemos tratar as pessoas como se já fossem tudo o que podem vir a ser; assim, as ajudamos a se tornarem aquilo que são capazes de ser." Essa frase de Goethe reflete o espírito que norteia o estilo de gestão de Cássia desde que ela ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1991. Ao longo de seus mandatos, a UFRJ tornou-se um espaço para a concretização dos mesmos princípios que guiaram o projeto social sintrópico "Universidade do Coração", do qual participamos por décadas (1979-2021). Tivemos o privilégio de atuar como voluntários nesse projeto e residimos em Sergipe entre 1987 e 1990, até que Cássia foi convidada a se transferir para a UFRJ.

2017-11-04

A Árvore do Śraddhā Yoga de Krishna: do Bhāvana, ao Aṣṭāṅga e à Vipassanā

A Ciência da Meditação e a Consciência de Si
Este ensaio sobre o Yoga e as práticas de meditação aponta para algumas semelhanças existentes entre as modalidades de meditação associadas às tradições védica e budista e as discute no contexto de quatro eixos principais: (1) a filosofia do coração da Bhagavad Gītā; (2) os quatros pilares que fundamentam os sistemas religiosos e as cinco classes de Escrituras Sagradas que os caracterizam; (3) a metáfora da árvore aśvattha, de raízes invertidas, presente na Bhagavad Gītā, segundo a interpretação de B.K.S. Iyengar; e (4) o Yoga Ancestral, resgatado por Krishna, o Aṣṭāṅga Yoga e o budismo das tradições Theravāda e Mahāyāna.

2017-11-03

025. Cozinhando com o Coração

RECEITAS DA SEMANA: Arroz com milho, Purê de abóbora japonesa (cabotiá), Agrião refogado, Pastelzinho assado de raiz de bardana e Doce caseiro de banana.


1. Arroz com milho (vegano)

Esse arroz é muito fácil de preparar e pode acompanhar verduras refogadas, tortas, esfihas e purês. Eu prefiro prepará-lo com milho fresco cozido na água e sal, mas você pode utilizar milho em lata, de boa qualidade. Em geral, o milho cozido no vapor é mais saboroso e macio. Caso opte pelo milho natural, procure comprar as espigas novinhas, que tem os grãos de milho clarinhos. Por ser um cereal, o milho é fonte de energia, carboidratos, ácido fólico, vitaminas A e B1 e fibras. As propriedades do milho podem ajudar significativamente na prevenção de doenças cardíacas, porque reduzem os níveis da proteína homocisteína, que, em excesso, causa danos às artérias. Além disso, a vitamina B1 (tiamina) turbina a memória, por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre os neurônios. Já as fibras, aliadas famosas do intestino regulado, ainda ajudam no controle do colesterol e no aumento da saciedade. Já a vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, unhas e cabelos,  porque participa intensamente da regeneração celular.