2018-07-02

033. Cozinhando com o Coração:

Doce de chocolate com raspas de laranja.
RECEITAS DA SEMANA: Massa de pizza e Molho de tomate para pizza. Sugestões para cobertura da pizza: i) rúcula, ii) escarola, iii) champignon, e iv) alcachofra.  Doce de chocolate com raspas de laranja.

Desde 1889, o dia da pizza é comemorado em 10 de julho, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita, elaborada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: muçarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita. Então, para celebrar o inverno e o mês desta iguaria apreciada por todos, sugerimos uma segunda rodada de pizzas saudáveis e veganas. Fáceis de fazer, saborosas e nutritivas…

Para a massa e molho de tomate para pizza, clique aqui.

1. Pizza de rúcula (vegana)

Ingredientes para um disco de pizza :
Folhinhas de rúcula de preferência, orgânica, retiradas de um maço. 
6 tomates secos picadinhos
3 xícaras (chá) de tofu firme, cortado em cubinhos (opcional)
9 Azeitonas pretas inteiras
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de orégano

Modo de fazer:
Em um recipiente misture o azeite de oliva e o tofu. Reserve. Espalhe metade das folhinhas de rúcula em um disco de pizza pré-assado com molho. Se preferir, antes de colocar a rúcula, espalhe um pouco mais de molho de tomate no disco pré-assado. Acrescente o tofu com o azeite. Salpique o tomate seco picado. Coloque uma azeitona preta em cada fatia e uma no centro da pizza. Finalize com o orégano. Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 240oC por cerca de 10 minutos. Quando a pizza estiver pronta salpique o restante das folhinhas de rúcula para dar frescor a pizza.  Bom apetite!

Dica: Caso não seja vegano, você pode colocar por cima da rúcula, muçarela em fatias ou outros queijos de sua preferência.

2. Pizza de escarola (vegana)

Ingredientes para um disco de pizza:
4 xícaras (chá) de escarola refogada no azeite e alho
6 tomates secos picadinhos
3 xícaras (chá) de tofu firme, cortado em cubinhos (opcional)
9 Azeitonas pretas inteiras
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de orégano

Modo de fazer:
Em um recipiente misture o azeite de oliva e o tofu. Reserve. Espalhe a escarola refogada em um disco de pizza pré-assado com molho. Se preferir, antes de colocar a escarola, espalhe um pouco mais de molho de tomate no disco pré-assado. Acrescente o tofu com o azeite. Salpique o tomate seco picado. Coloque uma azeitona preta em cada fatia e uma no centro da pizza. Finalize com o orégano. Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 240oC por cerca de 10 minutos. Bom apetite!

Dica: Caso não seja vegano, você pode colocar por cima da escarola, muçarela em fatias ou outros queijos de sua preferência.

3. Pizza de champignon (vegana)

Ingredientes para um disco de pizza
1 xícara (chá) de champignon fatiado
2 tomates cortados em cubinhos
Azeitonas verdes e pretas fatiadas (cerca de 8 azeitonas de cada cor)
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de orégano

Modo de fazer:
Em um recipiente misture o champignon e o azeite. Reserve. Espalhe um pouco mais de molho de tomate no disco pré-assado. Salpique o tomate, as azeitonas e o champignon com azeite sobre a massa. Finalize com o orégano e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 240oC por cerca de 10 minutos. Bom apetite!

Dica: Caso não seja vegano, você pode colocar por cima da escarola, muçarela em fatias ou outros queijos de sua preferência.

4. Pizza de alcachofra (vegana)

Ingredientes para um disco de pizza
4 xícaras (chá) de coração de alcachofra cortado em rodelas
Rodelas de tomates
8 Azeitonas pretas fatiadas
1 cebola grande fatiada
Azeite
1 colher (sobremesa) de orégano
Folhinhas de manjericão fresco

Modo de fazer:
Espalhe a alcachofra em um disco de pizza pré-assado com molho. Se preferir, antes de colocar a alcachofra, espalhe um pouco mais de molho de tomate no disco pré-assado. Acrescente as rodelas de tomate por cima da alcachofra. Salpique as azeitonas pretas, a cebola e o orégano. Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 240oC por cerca de 10 a 15 minutos. Quando estiver pronta, retire a pizza do forno e salpique algumas folhinhas de manjericão fresco.  Bom apetite!

Dicas:
1. Caso não seja vegano, você pode colocar por cima da alcachofra, muçarela em fatias ou outros queijos de sua preferência.
2. Você também pode utilizar outros ingredientes para incrementar a sua pizza. Tofú em cubinhos, tomate seco, entre outros, são boas sugestões de complemento.

5. Doce de chocolate com raspas de laranja

Rendimento: 20 fatias 

Ingredientes:
½ kg de chocolate meio amargo em barra
2 colheres (sopa) de cacau 
1 colher (sopa) de mel
100 g de creme de leite
1xícara (chá) de oleaginosas (castanha do Pará, amêndoas, nozes, pistache, avelã) picadas
½ xícara (chá) de uva-passa preta ou branca sem sementes (opcional) 
Raspas de laranja

Modo de fazer:
Pique o chocolate e coloque em uma travessa de vidro. 
Separe os demais ingredientes: oleaginosas picadas, uva-passa, mel, creme de leite, cacau em pó, raspas de laranja.
Para colocar o doce pronto utilizaremos uma travessa em forma retangular. Em geral eu uso uma forma de alumínio para pão. Você não irá despejar o doce pronto diretamente na forma. Para facilitar forre a travessa de alumínio com filme plástico. Isso ajuda muito na hora de desenformar.
E agora, vamos preparar o doce.
Coloque a travessa de vidro com o chocolate em um forno de microondas por cerca de 5 minutos, até que o chocolate fique bem mole. Misture rapidamente.
Adicione os demais ingredientes: oleaginosas, uva-passa, mel, cacau em pó, creme de leite e raspas de laranja. Misture até ficar bem homogêneo.
Despeje a mistura na forma de alumínio forrada com o filme plástico. Leve a geladeira por umas duas horas.
Quando desenformar, para enfeitar, você pode salpicar cacau em pó ou raspas de laranja por cima.
Corte em fatias finas para servir. 
Esta sobremesa é uma delícia e pode ser um ótimo acompanhante para sorvete. 

Dicas:
1. Raspas de laranja são obtidas facilmente se você utilizar a laranja congelada. Eu sempre guardo uma ou duas laranjas no refrigerador para obter as raspas. Fica muito mais fácil de ralar.
2. Em geral eu utilizo as oleaginosas que tenho em casa. E caso não tenha uva-passa substituo por damasco, figo turco e outros, tudo bem picadinho para dar delicadeza ao doce.
3. Esta receita é muito fácil e leva poucos minutos para ficar pronta. Basta ter os ingredientes. É uma ótima ideia para preparar uma sobremesa quando você não tem muito tempo..e todos gostam.
4. Se você preferir pode utilizar chocolate ao leite e raspas de limão. 
5. Caso seja vegano utilize o chocolate sem leite e o creme vegano.

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de mais de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário