2018-04-28

030. Cozinhando com o Coração

Conserva de pimenta Dedo de Moça
RECEITAS DA SEMANA: Conserva de pimenta Dedo de Moça, Feijão refogado, Almôndega de tofu, Bertalha, Patê de cenoura e Castanha de caju.


1. Conserva de pimenta Dedo de Moça (vegana)

A Pimenta Dedo de Moça, da família Capsicum Baccatum, é uma das pimentas mais consumidas no Brasil, estando no grupo das preferidas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Ela também recebe o nome  de Chifre de veado, Pimenta Vermelha ou Pimenta Calabresa. A conserva que iremos ensinar, dica da minha irmã Andréa Curan,  possui uma picância que varia de suave a mediana, o que a torna adequada para temperar azeitonas e molhos em geral. Entretanto, pode ser adicionada também ao feijão, acrescentando a ele um aroma delicioso.  A conserva de Pimenta Dedo de Moça possui inúmeros benefícios, dentre eles: função analgésica, anti-inflamatória, energética, estimulante, vitaminas, controle de colesterol, entre outros. 

Rendimento: um vidro grande, de cerca de 500 mL

Ingredientes:
250 g de pimenta Dedo de Moça
½ xícara (chá) de vinagre branco
2 dentes de alho cortados longitudinalmente
azeite de oliva
sal


Modo de fazer:
Lave bem a pimenta Dedo de Moça e seque com papel toalha ou um pano de prato limpo. Retire a parte verde da ponta de cada unidade. Corte a pimenta em rodelinhas fininhas. Em um frasco de vidro limpo, de preferência esterilizado, coloque a pimenta cortada, o vinagre, o sal e o alho. Complete com azeite até cobrir toda pimenta. Agite bem. Feche e aguarde alguns dias para consumir.

Dica: Esta conserva pode ser consumida no mesmo dia do preparo. No entanto, quanto mais dias permanecer em conserva, mais forte ficará a pimenta.

2. Feijão (vegano)

Feijão
O feijão, elemento típico da culinária brasileira, não só mistura sabores como também é uma fonte rica em benefícios para a saúde humana. Além de possuir nutrientes essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas, presentes em quantidades que podem até substituir os produtos animais, o feijão também é um recurso terapêutico. O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias, a fibra da casca do feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino, e o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose.

Alguns tipos de feijões:
  • Feijão preto: ajuda no controle da hipertensão e do colesterol. É mais consumido na região sul e sudeste.
  • Feijão de corda: é fonte de proteína e energia, pode ser encontrado também pelo nome de “fradinho”.
  • Feijão branco: ajuda a retardar a absorção de açúcares no sangue, pois inibe o processo de digestão dos carboidratos. Tem grãos grandes, portanto é mais usado na preparação de pratos elaborados. É mais consumido na região sudeste.
  • Feijão vermelho: rico em cálcio e ferro e livre de colesterol, faz parte de uma dieta saudável.
  • Feijão carioca: o feijão mais consumido no país. É uma boa opção para inibir a diabete.

Rendimento: Serve 8 pessoas

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão carioca (ou rosinha)
4 xícaras (chá) de água para o molho e 6 xícaras (chá) para cozinhar
1 cebola
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal
2 folhas de louro (opcional)

Modo de fazer:
Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água. Descarte aqueles que boiarem ou com aparência ruim. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período. O remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

Descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

Pique bem a cebola e o alho. Em uma panela coloque o azeite e aqueça. Junte a cebola e 
tempere com um pouco de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até murchar, adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar.  Acrescente o feijão, misture, acerte o sal e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir com uma porção de arroz e outros acompanhamentos (verdura refogada, legumes grelhados, almôndega de tofu, entre outros).

Dicas:
1. Esta receita serve para todos os tipos de feijão. Escolha aquele de sua preferência.
2. O tempo de cozimento do feijão varia de acordo com o tipo e idade. Quanto mais novo, menor o tempo de cozimento.
3. O molho de 12 horas é opcional mas ajuda a diminuir o tempo de cozimento e elimina substâncias indigestas. Você também pode utilizar panela comum para cozinhar o feijão. Neste caso o tempo de cozimento aumenta.
4. Se você quiser ter um caldo grosso rapidamente, você pode acrescentar a cebolha e o alho refogados apenas 2 conchas do feijão cozido com um pouco de caldo. Misture e amasse os grãos com uma espátula. Esse purê ajuda a engrossar o caldo.   Transfira o refogado com os grãos amassados para a panela com o feijão cozido. Ajuste o sal, misture e deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar. 
5. O feijão fica uma delícia servido com caldo de limão ou pimenta Dedo de Moça em conserva.

Bertalha refogada
3. Bertalha refogada (vegana)

A bertalha, também conhecida como "espinafre-indiano" ou "espinafre diferente", é uma verdura verde-escura, fonte de poderosos nutrientes como vitamina A, ferro, cálcio e fósforo.  Fonte de fibras, o consumo regular da bertalha auxilia na função intestinal e as fibras encontradas nelas favorecem uma boa digestão. Outros benefícios da bertalha merecem destaque: 
  1. Ajuda a combater os radicais livres: Fonte de poderosos antioxidantes, a folha verde-escura irá impedir as ações dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce das células e beneficiando a saúde da pele e prevenindo o aparecimento de enfermindades, tais como o câncer, por exemplo; 
  2. Beneficia a saúde dos ossos: Por conter uma boa quantidade de cálcio em sua composição, a bertalha ajuda a manter saudável os nossos músculos e ossos, prevenindo um aparecimento futuro da osteoporose, por exemplo. Além disso, para as crianças, as folhas podem ajudar no crescimento e no desenvolvimento dos músculos; 
  3. Atua no combate a anemia: Rica em ferro, a verdura se torna essencial para combater a doença que é causada pela deficiência do mineral; 
  4. Faz bem à visão: A catarata e a perda de visão, por exemplo, podem ser evitadas com o consumo da bertalha, já que as folhas são ricas vitamina A, uma substância que atua prevenindo a ação dos radicais livres na visão; 
  5. Ajuda a combater problemas no fígado: A folha de bertalha contém função emoliente e adstringente, beneficiando a saúde do fígado.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
2 maços de bertalha
1 cebola média, picadinha
4 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de fazer:
Separe as folhinhas dos talos da bertalha. Lave bem com água. Escorra até sair toda água. Junte bem as folhas e corte em tiras não muito finas.
Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Adicione a bertalha picada e um pouquinho de sal. Refogue por cerca de 2 a 3 minutos. Está pronta.

Dicas:
1. Você pode utilizar cebola e alho para refogar a bertalha. Fica muito bom também.
2. Utilize os talos da bertalha para preparar caldo de legumes.

Almôndega de tofu (vegana)
4. Almôndega de tofu (vegana)

Essas almondêgas são super simples de preparar e podem ser servidas de maneiras variadas. Sirva-as sequinhas como entrada ou em saladas, ou prepare um molho de tomate e sirva com Massa, Arroz, Vegetais Refogados e Sanduíches.

Rendimento: 20 unidades

Ingredientes:
300g de tofu seco
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de ervas finas secas
suco de ½ limão
1 cenoura média ralada
½ cebola picada
½ xícara de flocos de aveia
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de fazer:
Corte o tofu em fatias finas. Com um garfo, amasse bem todos os pedaços e transfira para uma tigela grande. Adicione orégano, ervas finas, sal, azeite e qualquer outro tempero que desejar. Misture até que esteja tudo bem incorporado. Adicione a cenoura ralada, a cebola picada e os flocos de aveia. Misture bem.
Forme pequenas bolinhas com a massa. Disponha as almôndegas em uma forma antiaderente ou previamente untada com azeite e leve ao forno moderado por 15 minutos. Aumente a temperatura do forno para cerca de 200°C e deixe assar mais 5 minutos. Está pronta.

Dicas:
1. Como a massa não fica muito firme, na hora de fazer a almôndega, o ideal é ir apertando a massa com delicadeza entre as mãos até que forme uma bolinha.
2. O molho de tomate para acompanhar a almôndega pode ser encontrado em nosso Cardápio de Receitas, em 007. Cozinhando com o Coração.

Patê de cenoura e castanha de caju (vegano)
5. Patê de cenoura e castanha de caju (vegano)

Este patê pode ser servido como aperitivo antes de um jantar ou mesmo para incrementar sanduíches. É super saudável, delicioso e fácil de preparar.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha de cajú
1 xícara (chá) de cenoura ralada
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão, de preferência siciliano 
½ colher (sopa) de missô branco
½ colher (chá) de tomilho
½  colher (chá) de páprica
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Em um processador bata a cenoura e a castanha de cajú até homogeneizar. Em seguida, adicione o azeite, missô, limão, tomilho, páprica, sal e pimenta do reino. Bata novamente para misturar bem. Leve a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Dica: Sirva com torradas ou como complemento de sanduíches. 

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

SUGESTÕES DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário