2017-05-02

O Poder do Clímax e a Jornada do Herói

Luiz Carlos Maciel
Depois do sucesso do relançamento no Rio de Janeiro do manual de roteiro, O Poder do Clímax, que se tornou um clássico entre os roteiristas, será a vez de São Paulo receber Luiz Carlos Maciel, que estará autografando seu livro neste sábado, 06/05, das 17h às 20h, na Casa das Rosas (Av. Paulista 37). Ver nota da coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo, publicada em 28/04.

Maciel também iniciou nesta quinta-feira (25/04) o segundo módulo do seu Curso Livre, Técnicas de Roteiro para Cinema e TV. Este módulo é totalmente dedicado à elaboração prática do roteiro.  O curso obedece aos mesmos molde e formato do primeiro curso (4 encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h15 às 20h45). Maciel discutiu com os participantes cada um de seus projetos, e irá acompanhá-los, desde a elaboração da sinopse até a conclusão da Escaleta, conforme adiantei em outra postagem, onde também se encontra disponível o áudio de cada um dos encontros já realizados.

Curso Livre, Técnicas de Roteiro para Cinema e TV
Curso Livre de Roteiro com  Maciel
Atualmente, Maciel ainda divide seu tempo como consultor da série "Os dias eram assim", da TV Globo. Além de interagir com esse mestre dos roteiros, está sendo realmente um privilégio poder discutir com Maciel o monomito da Jornada do Herói, que se funda em śraddhā e do qual a Bhagavad Gītā é paradigma fundacional. “Śraddhā” é um termo sânscrito que, no contexto da Bhagavad Gītā, denota o sentimento de conexão com o sagrado, a convicção íntima, a bússola interior, o ardor que fortalece a vontade e a amorosa luz do coração que ilumina e dá foco à razão. Orientando e aferindo a conduta do herói em sua jornada, śraddhā representa o termômetro espiritual da faculdade da vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário